Coluna do Milton: Três forças para mudar sua vida profissional

0
78

 

Milton Rodor –
Administrador

Empreendedor, consultor empresarial, palestrante, gestor comercial, estrategista de vendas, pesquisador e autor do Livro “Atendimento, o Impacto que o Cliente precisa”

A diferença entre quem tem êxito e o que não tem, reside em apenas três forças essenciais para criar o que chamamos de “breakthrough” (algo como ruptura) Estratégia-Estória-Estado. A palavra estória refere-se a narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras. Já a palavra história é utilizada em outro contexto, quando a intenção é referir-se à história factual, baseada em acontecimentos reais. Esse é o momento em que o impossível se tornar possível.

É quando você para de apenas falar que vai mudar e finalmente parte para a ação afim de vencer qualquer que seja o seu desafio. Geralmente é acionado por um gatilho como de inspiração por meio de outras pessoas que nos servem de exemplo. Você sabe que atingiu um ponto de ruptura quando diz para si mesmo “basta, não vou tolerar mais isso em minha vida” e se dedica diariamente a encontrar um meio de melhorar.
Vamos analisar cada uma dessas forças.

Estratégia – É a forma como nós vamos vencer determinado desafio. Por exemplo, se o seu desafio é crescer profissionalmente, você necessita de uma estratégia de coragem, visão e determinação. A melhor forma de encontrar uma estratégia que funciona é simplesmente você observar uma pessoa que já tenha vencido o desafio que você quer superar e simplesmente copiar os seus passos, adaptando à sua realidade. Procure os melhores, aqueles que têm resultados de longo prazo, e utilize a mesma estratégia para vencer.
Estória – Sem a estratégia correta, você vai falhar. E quando isso acontecer, você vai começar a criar estórias para justificar por que falhou.

Essas crenças limitantes nos impedem de encontrar novas estratégias. Ou, quando as encontramos, as estórias limitantes nos impedem de executar as estratégias corretamente. Aplicando o princípio de Pareto, podemos dizer que 80% do êxito em vencer um desafio na sua vida vêm da psicologia, enquanto 20% vêm da execução pratica. “Seu mundo inteiro muda quando você altera sua estória.


 


Mude sua estória, mude sua vida. Divorcie-se de uma estória limitante e case-se com a estória da verdade e tudo mudará. Eu posso afirmar: quando você se livra das estórias limitantes, toma ações massivas e encontra estratégias que funcionam, os resultados que você obtém parecem verdadeiros milagres”.

Estado – É muito difícil mudar sua estória quando você está em um estado torpe. Se você está se sentindo um fracassado, você não vai pensar que a vida é boa e que a mudança é possível. O cérebro tende a expandir nossos estados emocionais. Se você está com raiva, provavelmente vai pensar em coisas que lhe dão raiva. E passará a criar mais estórias que alimentem esse estado. O contrário também é verdade. Se você está apaixonado, começa a ver amor e compaixão em tudo.

A questão então é: como aprender a mudar nosso estado deliberadamente?

Existem muitas formas de fazer isso, a maneira mais rápida e eficiente é mudar o nosso estado mental simplesmente mudando nossa postura física e nosso corpo.


NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.