Vilfredo Schurmann: E é isso que importa: a Ocean Race será realizada sim, em nova data, mas acontecerá e, inclusive, passará novamente por Itajaí”

0
694
Vilfredo Schurmann no leme do veleiro Kat/ Foto Schurmann

 

  Assim como os organizadores da Ocean Race, nós também adiamos o início da nossa próxima expedição.

Velejador Vilfredo Schurmann

‘Essa pandemia é uma tempestade diferente de todas já enfrentadas por qualquer tripulação da atualidade. Sabemos que ela vai passar, assim como sabemos que todos nós precisamos tomar decisões importantes para a segurança de todos. Assim como as Olímpiadas, a maior regata do mundo, a Ocean Race, também teve que ser adiada. Reconhecemos o cuidado dos organizadores de manter essa “festa dos mares” no calendário, mas com segurança a todos os envolvidos. A disputa que seria iniciada em 2021, terá seu início em 2022. E é isso que importa: a Ocean Race será realizada sim, em nova data, mas acontecerá e, inclusive, passará novamente por Itajaí, em Santa Catarina. Esse tipo de decisão vem pautando a agenda de grandes eventos, como as mencionadas Olímpiadas e Ocean Race, do mundo dos esportes, entretenimento, negócios etc. E também acontece conosco e nossos projetos.

 

Isolamento a bordo – Wilhelm e Vilfredo Schurmann em West Falkland1/ Foto: Schurmann

Em janeiro, partimos para a região das Ilhas Falklands/Malvinas, onde fiaríamos até, no máximo, março. Como todo mundo, fomos surpreendidos pela pandemia, nos adaptamos rapidamente à essa situação e ficamos isolados a bordo do veleiro Kat até maio, quando retornamos em segurança para o Brasil. Como nas tempestades em alto mar, temos que ter serenidade para enfrentá-las com competência e preparados para desfrutar o pós-tempestade. Por isso, seguimos isolados, mas focados nos nossos próximos projetos.

Venho escrevendo meu próximo livro sobre a Expedição U-513 – Em Busca do Lobo Solitário, que resultou na descoberta do primeiro submarino alemão naufragado, durante a Segunda Guerra Mundial, na costa catarinense. Foram quase dez anos de buscas e, além do livro, essa história será contada em detalhes também no nosso próximo documentário, que está em pós-produção para, quando a pandemia passar, ser lançado nacional e internacionalmente.

 

solamento a bordo – veleiro Kat nas Ilhas Malvinas 2/Foto Shurmann

Assim como os organizadores da Ocean Race, nós também adiamos o início da nossa próxima expedição. Voz dos Oceanos começaria em setembro deste ano e, agora, estamos replanejando todos os detalhes para zarparmos em agosto do ano que vem. O mundo enfrenta a pandemia do coronavírus, mas o planeta já estava e continuava doente.

Somos defensores da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, nossa parceira global na Voz dos Oceanos, que vai testemunhar e registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos; navegar em busca de soluções inovadoras, e conscientizar e a engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes. Ou seja, quando for seguro, pretendemos nos isolar outra vez – mas espontaneamente – a bordo do veleiro Kat e navegar com esse lindo projeto.

Quem sabe, nossa rota cruze novamente com a da Ocean Race!”