Live do Inaê Transbrasa discute a vela oceânica nos tempos de COVID-19

0
622

O Inaê Transbrasa Sailing Team reuniu por meio de uma live todos os integrantes da equipe de vela oceânica, uma das mais tradicionais da modalidade no País.

O objetivo do encontro virtual foi discutir o antes, durante e o depois da pandemia de COVID-19, além de promover uma reaproximação da tripulação.

O time de Santos (SP), que liderava a Copa Suzuki 2020 na classe IRC antes da interrupção dos eventos esportivos, acessou o aplicativo Zoom na noite desta terça-feira (28) e disponibilizou o conteúdo em seus canais de Instagram, Facebook e Youtube.

Comandada pelo skipper Bayard Neto, a live contou com alguns dos 11 integrantes do Inaê Transbrasa. ”Estamos com saudade do vento, do mar, da água salgada e do barco. Mas infelizmente é assim e isso vai passar”, disse Bayard Neto.

O Beneteau 40.7 está ancorado em Santos (SP) esperando a liberação dos eventos e o fim da quarentena. ”A equipe mantém a base desde 2010 e os velejadores são amigos e se encontram mensalmente, não apenas no ambiente das regatas”, reforçou Bayard Neto.

O principal objetivo da equipe na temporada 2020 da vela oceânica era conquistar o título da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, evento que também não deverá ocorrer neste ano.

”Treinamos várias manobras, principalmente as das raias de leste em Ilhabela na Copa Suzuki. Terminamos em primeiro lugar a Suzuki enfrentando barcos que andam muito, como o Alforria, Asbar IV e o Rudá. Estávamos ansiosos para mostrar nossa evolução na Semana de Vela de Ilhabela”, completou o skipper Paulo Neto.

Sobre expectativa de retorno, Bayard Neto e sua equipe acreditam que as organizações de eventos como a Suzuki, Semana de Vela e Búzios vão esperar a redução da curva de infecção da Covid-19 no País para reajustar o calendário.

A tendência é que o reencontro dos velejadores de oceano seja na Santos-Rio, marcada para outubro deste ano.

Sobre o barco

O veleiro Inaê Transabrasa passou para a IRC na edição 2017 da Semana de Vela de Ilhabela depois de brilhar por várias temporadas na RGS.  Na categoria anterior, o Inaê alcançou os objetivos principais, como o recorde e a fita-azul por duas vezes na Regata Alcatrazes por Boreste, além do título da classe.

Para quem não sabe, Inaê quer dizer Iemanjá no dicionário africano Iorubá.

Os velejadores do Inaê aproveitaram a live inicial para confirmar que todas às terças-feiras, às 20h, vão reunir companheiros de tripulação e outros nomes da vela oceânica para um encontro virtual batizado de Papo de Marujo.

Sobre a Transbrasa

A Transbrasa é reconhecida pela inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes. Tem a missão de trabalhar para o desenvolvimento e o progresso, com apelo social e respeito ao meio ambiente, objetivando a satisfação do cliente, resultado de eficiência e lucros.

A visão é contribuir com o desenvolvimento do Comércio Exterior através da excelência dos serviços. A Transbrasa acredita que nenhum país é desenvolvido sem investimentos em infraestrutura, tanto por parte de órgãos públicos como empresas privadas.