Espirito Santo – Rigo Coffee passou a ser a identidade do café produzido na Fazenda Saúde

0
1553
Rodrigo Rigo começou efetivamente a trabalhar junto com o pai em maio de 2005.

A Rigo Coffee passou a ser a identidade do café produzido na Fazenda Saúde, localizada no Noroeste do Espírito Santo, no município de São Gabriel da Palha. Essa fazenda foi adquirida pelo senhor João Rigo, por volta de 1965. Seu João, pecuarista nato, passou essa propriedade, por herança, para Vantuil Xisto Rigo, seu filho mais velho entre os homens. Crescido na pecuária, Vantuil também seguiu os passos do pai.

Rodrigo Rigo começou efetivamente a trabalhar junto com o pai em maio de 2005. /Foto Diulgação

Existia nessa fazenda, uma área de café implantada já antiga. Num determinado ano, ele colheu o café dessa área e se assustou com o valor conseguido na comercialização. Já desgastado com o gado leiteiro e de corte, migrou para a cafeicultura. As dificuldades foram enormes, mas como ele mesmo gosta de dizer: “consegui romper”. Formou os quatro filhos, adquiriu outra pequena propriedade, enfim “rompeu na vida”. Sempre dizia que não queria que os filhos tomassem gosto pela roça, que fossem estudar.

 

Dentre os quatro, um deles saiu para estudar e acabou voltando para a fazenda. Rodrigo Rigo começou efetivamente a trabalhar junto com o pai em maio de 2005. Acompanhou o esforço e as dificuldades inerentes ao trabalho e a vulnerabilidade do negócio. Começou a estudar a possibilidade de melhorar a qualidade do café produzido. Depois de muitas visitas, estudos e conversas com o pai, decidiram investir em equipamentos para essa melhoria de qualidade. Melhoraram a genética das lavouras, adequaram muitos processos e conseguiram mudar, ao longo dos anos, metodologias já consagradas de manejo.

Hoje, em 2020, a Rigo Coffee é uma das referência na produção de café de qualidade. Em 2019, numa ousada parceria com o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) de Venda Nova do Imigrante, iniciaram um projeto de fermentação controlada. Essa técnica permite induzir o café a atingir atributos sensoriais que o encaixa na categoria de café especial ou gourmet. A Rigo Coffee tem hoje condições de abastecer cafeterias e indústrias de porte menor que prezam em fazer cafés com matéria prima de origem e de excelente qualidade.