Para garantir sucesso da Black Friday, setor logístico efetuou investimentos na operação

0
1043

A data cresce no Brasil e bate recordes no varejo

Além de grandes descontos e boa oferta de produtos, para a Black Friday ser um sucesso é necessário garantir as entregas. Em um mundo de consumidores que buscam cada vez mais velocidade e diversificação das opções de frete e retirada de compras, a logística das encomendas se torna um fator-chave para a satisfação ao final do ciclo de compra.

O aumento no volume do processamento de encomendas chega a quatro vezes mais. Na OnTime Log, operadora logística que atende clientes do e-commerce, como MadeiraMadeira e Via Varejo, chegam a processar 40 mil encomendas por dia, no período de pico da Black Friday, “temos um aumento expressivo na operação. Por isso, é necessário planejamento e estrutura para garantir os bons serviços e a consolidação do sonho do consumidor”, explica Carlos Figueiredo, diretor presidente da OnTime Log.

O BuscaDescontos, idealizador da Black Friday no Brasil, projeta um movimento de mais de R$3 bilhões no período, um aumento de 21% quando comparado ao ano passado. O otimismo não é a toa, uma pesquisa do site de comércio zoom, aponta que 95% dos consumidores pretendem aproveitar o dia de ofertas. “Percebemos um aumento em cada nova edição da Black Friday e a expectativa para bons números esse ano é grande”, completa Figueiredo.

Com o aumento na demanda, as empresas precisam de uma ajuda extra e passam a fazer contratações para vagas temporárias, o que garante o aquecimento na economia. Na OnTime Log, por exemplo, serão contratados 25% mais pessoas em seu quadro de colaboradores. O aumento de 60 profissionais na equipe garante um melhor processamento de encomendas e atendimento para consumidores e clientes.

Outra forma de assegurar que não haverá atrasos é investindo em tecnologia e automação, “pensando a longo prazo, e em melhorias efetivas para o negócio, esse investimento é essencial. Precisamos sempre evoluir nosso sistema, e implementar equipamentos que trazem velocidade e agilidade para o negócio”. Com esse pensamento, a OnTime Log passou a utilizar uma esteira de indução, que processa até 3 mil pedidos por hora e investiu em um novo sistema de gestão e acompanhamento das encomendas.

Além da contratação, modernização e treinamentos constantes com a equipe, a OnTime Log investiu no aumento da frota. Com uma parceria com a VAMOS locação, a operadora logística passou a ter 15 novos caminhões a disposição para realizar as entregas de pesados – encomendas com mais de 25kg. “Precisamos garantir que nenhuma ponta fique descoberta e que todas as engrenagens girem em sincronia”, avalia Carlos Figueiredo.

Por fim, para que a logística seja completa, as empresas precisam oferecer todas as opções que o modelo de consumo atual demanda. Uma vez com a encomenda entregue ao cliente, a empresa de logística precisa garantir que a troca ou devolução seja possível. “Passamos a investir em logística reversa, o que é uma modalidade ainda em formação no país. Os consumidores estão percebendo, cada vez mais, que a comodidade de comprar online deve incluir a possibilidade de devolver ou trocar sua compra com a mesma facilidade com que foi adquirida”.

OnTime

A OnTime, transportadora presente nos maiores operadores do e-commerce, detentora das empresas OnTime Log e OnTime Serviços, que comemora 10 anos de atuação, está presente em todo território nacional, com hubs em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraíba. Além disso, a empresa tem sete operações in house, atuando dentro do centro de distribuição dos clientes. Ao todo, a empresa atende 5.500 municípios brasileiros. Mais informações estão disponíveis em www.ontimelog.com.br