Engenheiro Marcelo Werner Salles reassumiu ao cargo de Superintendência do Porto de Itajaí

0
1565
Engenheiro Marcelo Werner Salles reassumiu ao cargo de Superintendência do Porto de Itajaí/Marcos Porto SECOM/PMI.

 


Engenheiro Marcelo Werner Salles reassumiu ao cargo de Superintendência do Porto de Itajaí/Marcos Porto SECOM/PMI.

Marcelo Werner Salles, natural de Laguna, há mais de 35 dedica sua vida junto à atividade portuária. Engenheiro por profissão, é servidor e estava atuando na Superintendência do Porto de Itajaí no setor de projetos e engenharia desde maio deste ano.

Em janeiro de 2017 até maio de 2019 estava como superintendente na Autarquia, quando pediu afastamento para definir sua situação juntamente com a de outros servidores relacionados ao plano de aposentadoria e de benefícios da PORTUS (Instituto de Seguridade Social). No seu entendimento, os interesses de foro íntimo seriam conflitantes com a atividade que desempenhava.

Na ocasião, Fábio da Veiga, que é advogado, trabalhou entre 2005 e 2008 na Superintendência do Porto, retornando em janeiro de 2017 nesta gestão. Com a saída de Marcelo, em maio deste ano, foi indicado pelo prefeito municipal Volnei Morastoni para assumir a superintendência, tendo sua aprovação durante arguição pública em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Itajaí para assumir e desempenhar o cargo.

O ato simbólico, realizado no Auditório da superintendência, contou com a presença do Prefeito, Volnei Morastoni, secretários da administração municipal, servidores da superintendência, representantes de Órgãos Intervenientes e representante de sindicatos que atuam junto ao Complexo Portuário.

Volnei Morastoni enalteceu a importância e representatividade que Marcelo tem frente a comunidade portuária e o trabalho de sua retomada e reorganização do Porto de Itajaí, coordenados por ele quando esteve ocupando o cargo até maio deste ano. Também elogiou e agradeceu o trabalho desempenhado por Fábio, pelo esforço dedicado a superintendência ressaltando que neste período, cumpriu seu papel, assim também, agradecendo ao apoio dos servidores nesse momento de transição:

 

“Nós estamos vivendo um momento importante. Em parceria com o Governo Federal, vamos construir um novo contrato de concessão, mas quero garantir a vocês que a administração municipalizada será mantida e gerida pelo município. O que estamos estudando são as responsabilidades atribuídas à superintendência e a empresa vencedora da licitação. O nosso modelo de gestão, que é único no Brasil, tem se mostrado muito eficiente, e isso não será mudado”, esclarece o prefeito.

Servidor do Porto de Itajaí por mais de 40 anos e atual Técnico de Nível Superior na superintendência, Heder Cassiano Moritz enfatizou a competência com que Fábio comandou o porto e agradeceu a oportunidade de poder trabalhar em sua equipe nesse período:

“Nós executamos tudo aquilo que estava planejado ao longo desses seis meses e tenho a alegria de dizer que estamos vivenciando o sucesso do porto. Retomamos aquilo que éramos em 2008 de forma melhorada e hoje com muito mais estrutura”, afirma.

Durante a solenidade, Fábio da Veiga fez um balanço das ações realizadas em sua gestão:

“Nesse período que estive a frente da superintendência demos continuidade ao trabalho que estava sendo realizado pelo engenheiro Marcelo Salles, e conseguimos dar celeridade e resolver questões e demandas que precisavam de nossa atenção. Aprovamos o plano de segurança e conseguimos novos uniformes e duas viaturas para a Guarda Portuária. Em relação as operações, reordenamos nosso espaço e instalamos o novo sistema Winport (Sistema de Gestão Portuário). Adquirimos um imóvel próximo a superintendência para a construção de um espaço de convivência aos nossos servidores. Quero destacar ainda que as desapropriações para a ampliação do nosso espaço estão em avançado processo de negociação, assim como as negociações com o terminal Braskarne”.

 



Entre as conquistas, Fábio destacou: o curso de formação de líderes disponibilizado aos gerentes; o contrato com uma nova montadoras de veículos para atuar nas movimentações do porto, fruto da parceria com APM Terminals, os preparativos e adiantamentos para a inauguração do Museu do Porto, que deve ocorrer em janeiro, o estudo para a melhoria da sinaleira no Gate 02, novo asfaltamento na área primária, oferecendo melhores condições de trabalho aos motoristas, entre outras ações estruturantes e relevantes para o porto de Itajaí.

Finalizando seu discurso, Fábio agradeceu a todos, em especial ao prefeito Volnei Morastoni pela oportunidade e confiança pelo cargo assumido, ao engenheiro Marcelo Werner Salles e também ao servidor Heder Cassiano Moritz, pelo auxilio e apoio em diversas demandas durante esse período.

Por fim, o engenheiro Marcelo Werner Salles, agora Superintendente, ressaltou que não se pode mais considerar o Porto de Itajaí apenas como um cais público, mas sim como um cais comercial, com uma importância estratégica para a cidade, destacando o processo de arrendamento na condição de que o Complexo não fique obsoleto em relação aos demais terminais do mundo:

“Tenho mais de 35 anos de trabalho dedicados à vida portuária, e a minha experiência vai nos ajudar a garantir novas conquistas para o Porto de Itajaí. Assim como desde janeiro de 2017, quando assumimos essa gestão, e pedi aos nossos servidores a confiança para que pudéssemos trabalhar, quero pedir a vocês novamente, que tenhamos discernimento para concluirmos esse processo de arrendamento com tranquilidade e responsabilidade”, concluiu Marcelo.