Patrocinados pela Edenred, velejadores Emmanuel Le Roch e Basile Bourgnon chegam a Salvador no sábado

0
635

Os velejadores Emmanuel Le Roch e Basile Bourgnon, apoiados pela Edenred — líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados e que integra as marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas no Brasil — devem concluir, entre sexta-feira e sábado, a Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre (França-Brasil/Salvador).

Iniciada em La Havre, na França, em 27 de outubro, a competição é destinada a regatas em três diferentes categorias: Class 40, Multi50 e IMOCA. Eles devem chegar à Vila da Regata, em Salvador, entre os 15 primeiros colocados no ranking geral da categoria Class 40.

Le Roch e Bourgnon percorreram 4.350 milhas náuticas, equivalentes a mais de 8 mil quilômetros, e cruzaram os dois hemisférios para superar a mais longa travessia transatlântica. Apesar de acumularem uma diferença de idade de três décadas, o ponto forte da parceria é a nítida cumplicidade entre os dois: uma história que alia amizade e esporte, e muito recheada de emoção.

Cinquenta e nove veleiros largaram de Le Havre e, até agora, sete já abandonaram a competição. A previsão é de que todos os barcos que permanecem na competição cheguem a Baía de Todos-os-Santos, até o dia 20 (quarta-feira).

Gilles Coccoli, Chief Operating Officer (COO) Américas da Edenred. (Divulgação)
“Temos muita satisfação de receber a dupla em Salvador. Essa travessia é particularmente desafiadora. Acompanhar a garra e determinação dos esportistas nos enche de inspiração. Emmanuel Le Roch e Basile Bourgnon, representaram muito bem o grupo durante essa jornada, que exigiu coragem, altruísmo, compromisso, imaginação e simplicidade, valores que a Edenred cultiva e estimula internamente — e que foram fundamentais para que esse projeto fosse um sucesso”, afirma Gilles Coccoli, Chief Operating Officer (COO) Américas da Edenred.

Projeto Forças no Esporte

Depois de enfrentar mais de 450 horas em alto-mar, os velejadores têm um encontro marcado com oito crianças e adolescentes que participam das aulas de navegação à vela do Projeto Forças no Esporte, nesta segunda-feira, 18 de novembro.

O projeto, uma iniciativa da Marinha, promove a inclusão e a integração de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do esporte. O encontro acontecerá na Vila a Regata e, na oportunidade, as crianças poderão interagir com os velejadores e conhecer as aventuras enfrentadas pela dupla durante a Transat Jacques Vabre, além de visitar a embarcação utilizada pelos velejadores, o que deverá tornar a experiência e o encontro ainda mais emocionante e lúdico.

Além das crianças, seis colaboradores da Edenred Brasil participarão da ação. Três deles foram vencedores de um concurso interno promovido com o objetivo de oferecer estímulo à travessia de Le Roch e Bourgnon, com mensagens de apoio além de ampliar o engajamento dos funcionários por meio dos exemplos extraídos das experiências vivenciadas pelos esportistas. Para cada mensagem encaminhada à dupla, a Edenred Brasil doará 1 kit contendo um maiô e uma touca ao Projeto Forças no Esporte.

Os outros três colaboradores destacaram-se no Edenraid 2019: um desafio que conectou os 46 países em que o grupo atua em prol da Make-A-Wish Foundation. Entre setembro e novembro, mais de 8 mil colaboradores do Grupo foram incentivados a praticar atividades físicas, como corrida, caminhada, ciclismo e natação, com a meta de somarem, juntos, 350 mil quilômetros percorridos. A cada dez quilômetros contabilizados, um euro foi destinado para a instituição Make-A-Wish Foundation. O resultado final foi o de 627 mil quilômetros, superando em 79% a meta. Dessa quilometragem, somente o Brasil contribuiu com 106.959 km.

“Sinto-me honrado por ter o apoio da Edenred pelo segundo ano consecutivo. A temporada de corridas de 2019 é particularmente intensa. Isso a torna ainda mais motivadora e animadora. O projeto da Edenred será mais uma vez focado nas pessoas, e estou muito feliz por trazer todos os colaboradores do grupo comigo. O apoio deles durante a Route du Rhum foi inabalável, nos bons e nos maus momentos. Tenho muita sorte de ter a Edenred ao meu lado, e estou ansioso para continuar a aventura”, conta Le Roch.

Com somente 17 anos de idade e surpreendente maturidade, Basile Bourgnon é apaixonado por velocidade. Ele cresceu no catamarã da família na Nova Zelândia e desde pequeno naturalmente se sente atraído pelos multicascos. Em 2018, ele montou e gerenciou o projeto Diam 24 no Volta da França à Vela. O chamado do oceano ficou cada vez mais forte. Quando Emmanuel o convidou a participar da Transat Jacques Vabre, ele pensou que era uma piada: “Tenho 16 anos de idade, saí da escola e recebi uma ligação de Manu. Eu não acreditei! Não acreditei, porque é um sonho, um projeto que estava amadurecendo na minha cabeça, mas que ainda não me parecia acessível. Eu estava começando a me imaginar em um projeto Mini 6.50”, confessa Basile. “Participar de uma Transat Jacques Vabre no Class40 Edenred é o começo de uma grande aventura para mim. Edenred e Emmanuel estão me oferecendo uma experiência incrível. O Class40 é um meio muito interessante e de maneira geral, independentemente do meio em que você quer progredir, é essencial ser polivalente. Sempre adorei navegar em diferentes tipos de embarcações”, conclui.

A interação das crianças com a Edenred Brasil incluiu, também, o desenvolvimento de atividades educativas e palestras, em outubro, com foco na reflexão sobre a poluição das águas, em especial do mar, o descarte adequado de diferentes tipos de resíduos e atitudes que podem ser adotadas pelas crianças para ajudar o meio ambiente. Essas iniciativas estão alinhadas com as diretrizes globais de sustentabilidade do Grupo.