Penha: Praia Armação do Itapocorói pode entrar na rota de cruzeiros marítimos 2020

0
430
Penha: Praia Armação do Itapocorói pode entrar na rota de cruzeiros marítimos 2020/ Foto: Adilson Pacheco/RN

 

Prefeito aposta na obra para trazer escalas de cruzeiros para Penha/Foto:Divulgação/PMP

 

A cidade de Penha –  que que abriga o maior parque temático da América do Sul e um dos 10 maiores do mundo, Beto Carrero, que 2018, recebeu 2,2 milhões de visitantes, cujo   crescimento foi de 10% em relação ao ano anterior. – está na rota dos cruzeiros marítimos. Caso consolidada a rota, a região passa a contar com o quarto ponto de parada para cruzeiros marítimos.

O projeto do novo trapiche que vai receber os navios fica na praia Armação do Itapocorói e foi apresentado pelo prefeito Aquiles da Costa ao deputado estadual Ivan Naatz e ao secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, na tarde de quarta-feira, 2 de outubro, durante agenda do prefeito em Florianópolis.

O novo trapiche é a grande aposta da Administração Municipal de Penha visando incluir a cidade na escala de cruzeiros turísticos do Estado e oferecer um espaço reestruturado para o acesso ao mar por parte dos pescadores locais. A obra teve seu edital de licitação lançado no dia 1º, e simultaneamente ao processo, a Prefeitura atua na captação de recursos.

Na reunião com o parlamentar e o secretário, Aquiles esclareceu que a função original do trapiche – servir de base à saída dos pescadores de Armação – será integralmente mantida. “O trapiche será de uso dos pescadores e dos visitantes”, observou. “Assim, manteremos a utilidade original desse acesso, e também a nova função de receptivo dos turistas dos transatlânticos”, observou.

A licitação acontece em 17 de outubro, de acordo com informações do secretário de Governo de Penha, Eduardo Bueno, o Duda. Já de acordo com o prefeito Aquiles, o projeto prevê uma reestruturação completa do trapiche, praticamente uma nova obra. A intenção é deixar a obra pronta para receber o primeiro de dois navios de cruzeiro que farão um teste de chegada na cidade – o prefeito e o secretário de Turismo, Edpo Cristiano Bento, articularam com uma empresa de cruzeiros esses roteiros, na semana passada, durante o Encontro Nacional da Associação dos Agentes de Viagem (ABAV), em São Paulo.

Aquiles projeta reaproveitar a base do trapiche, porém, com nova estrutura integralmente em concreto, que receberá cerca de alumínio e vidro temperado, pisos novos, com instalação de deques flutuantes e uma moderna cobertura, além de rampa de acesso e um pequeno portal – esse espaço será o local para receber as embarcações que trarão os turistas dos navios ancorados ao largo.