Te Aihe”, o primeiro AC75 a tocar a água visando a America’s Cup 2021.
O veleiro foi idealizado pelo Emirates Team New Zealand, detentor do título
A Emirates New Zealand escolheu o nome golfinho ou “Te Aihe”
Nesta semana, o defensor do título da America’s Cup, o Emirates New Zealand, colocou o modelo na água para a alegria dos fãs kiwis.
Durante o evento estavam presentes velejadores e suas respectivas famílias, além de patrocinadores e fornecedores do time.
Um dos presentes, Kevin Shoebrigde, que supervisionou o lançamento de diversos barcos ao longo desses últimos anos, ficou surpreso com a embarcação.
“Está é uma ocasião significativa para equipe, não apenas por ser outro barco novo, mas porque quando vencemos a America’s Cup, em 2017, tivemos que criar rapidamente um novo conceito de barco, que continuaria a impulsionar a competição”, disse Kevin.
Na regra da America’s Cup, o detentor do título escolhe o local das regatas e o modelo do veleiro para a competição seguinte! Além disso, o ETNZ já está na final direto.
Foram necessárias mais de 100.000 horas de trabalho para desenvolvimento e construção do barco.
Ao todo, 65 pessoas trabalharam firme no ano passado para finalização do projeto.
Sean Regan, que liderou as ações da construção do “Te Aihe”, contou sobre como foi todo o processo de estudo e preparação da embarcação.
“Nós construímos uma equipe realmente grande, e totalmente comprometidas, que fizeram de tudo para terminar com o maior brilho esse barco. Mesmo para os mais experientes da equipe, essa foi uma construção muito única, porque é uma embarcação tão sofisticada. Pode-se considerar o barco uma vanguarda no sentido de design e desempenho”, exaltou Sean.
Agora a equipe fará um período de testes, que serão realizados na Nova Zelândia durante essas duas próximas estações.
O time conta com a “sorte” de treinar justamente no local da próxima edição da America’s Cup, que será em março de 2021.