Opinião do economista Célio Furtado-Itajaí/ Momento Náutico

0
111

*Célio Furtado
Economista e professor da Univali
celio.furtado@univali.br

A Semana Santa é sempre um momento propício para se pensar na vida, buscando um aperfeiçoamento, uma conversão na ação e também no modo de pensar. Bem mais importante do que dar ou receber os chocolates, devemos refletir profundamente sobre o significado da Páscoa, a passagem, a purificação que se faz necessário, pois, sabemos, somos de nossa breve passagem pela vida terrena. Escrevo com muita satisfação, no “REGATA NEWS”, dirigido pelo competente jornalista Adilson Pacheco , tentando levar adiante ideias e impressões sobre o mundo ao meu redor, sempre na intenção de contribuir para o bem comum. Esse é o papel do intelectual, ler, traduzir, debater e tentar disseminar conceitos, nunca com o espírito dogmático, ou seja, com a ilusão de ser o “dono da verdade”.

Sempre me pautei pela conduta democrática, na minha trajetória de professor universitário e também como consultor empresarial, levando conceitos para debate, visando o avanço intelectual e ético dos alunos. Aproveito esse precioso espaço para destacar a competente gestão municipal conduzida pelo prefeito Volnei Morastoni que vem imprimindo uma nova dinâmica à nossa Cidade, fato esse percebido pelos diversos olhares, mesmo em setores oposicionistas. Nosso Porto tem sido um destaque, basta olhar o vai e vem diário dos navios, gerando um clima de otimismo aos cidadãos, pois isso representa desenvolvimento.
Tivemos em gestões passadas, momentos mais adversos, pouco movimento, alastrando-se um clima de pessimismo não somente aos trabalhadores portuários, mas para o conjunto da população. É bom frisar essa grande movimentação de cargas mesmo em um período de estagnação de economia brasileira, ainda confusa e se refazendo de uma grande recessão nos últimos anos. Volnei fez a diferença sabendo escolher gente competente e experiente para a gestão do Porto de Itajaí. Cada vez mais importante tem sido a atividade náutica em nossa Cidade, a partir da bem sucedida Volvo Ocean Race. Aumenta o número de eventos diretamente relacionados ao setor, gerando empregos de maior valor agregado, além de estimular o Turismo.
Quem estuda o desenvolvimento econômico e urbano, sabe do efeito cascata do crescimento, os setores atuam como vasos comunicantes e vai se consolidando um clima de otimismo e de expectativas racionais favoráveis, pois há um comando sério e profundamente comprometido com o bem estar da população. Itajaí está vivendo um momento impar em sua história, identificando-se cada vez mais com a sua vocação principal: extrair elementos favoráveis à sua condição fluvial-marítima. Basta andarmos pela avenida Beira Rio, para vermos o a exuberante concentração de belos iates, veleiros que denotam um novo patamar na vida da nossa cidade, cada vez mais integrada na inevitável globalização.

Esses barcos vão gerando ao seu redor um conjunto de serviços mais qualificados que agregam valor além de terem um importante papel de estimulo aos intercâmbios culturais, gerando uma identificação crescente com os grandes centros náuticos internacionais. A administração municipal, compreendendo esse novo momento, favorável de nossa economia, vem promovendo importantes progressos na infraestrutura e mobilidade urbana.
Parabéns, esse é o caminho !


*Célio Furtado, nascido em 1955/ Professor da Univali/ Formado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Mestre Engenharia de Produção/ Coppe/Ufrj/trabalhou no Sebrae Santa Catarina e Rio de Janeiro. Consultor de Empresa/ Comunicador da Rádio Conceição FM 105.9/ celio.furtado@univali.br

NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.