Deputada Geovania de Sá segue em defesa do setor pesqueiro de SC

0
755

IMG-20190214-WA0022

 

Comprometida com o setor pesqueiro de Santa Catarina, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) esteve, nesta tarde, com o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior e com Jairo Gondi, diretor ornamental da Pesca. A parlamentar solicitou o encontro para cobrar uma revisão do período de defeso do camarão sete barbas, a celeridade na emissão e renovação das carteiras de pescador, na licença para pesca e no pagamento do seguro defeso.

“Precisamos rever a Portaria  nº 74/2001 do Ministério do Meio Ambiente e a Instrução Normativa 189/2008 do Ibama”, alerta Geovania, explicando que ambas protegem o camarão sete barbas entre 1º de março e 31 de maio. Para os pescadores, esse é o melhor período para essa prática e defendem que o ideal seriam dois períodos de 45 dias, no outono e na primavera.

A luta de Geovania pelo setor pesqueiro catarinense não teve início agora. Desde 2017, a deputada trabalha pela mudança do período do defeso do camarão sete-barbas, pelas licenças de pesca, pela liberação de novos cadastros das carteirinhas que regularizam a prática da atividade e, ainda, pela revisão da Portaria 445.


 

assine-mkt-anuncie1

 


 

“O pescador, seja ele artesanal ou industrial, tem um papel importante na economia catarinense. Precisa e merece a atenção dos seus representantes em Brasília. Trabalho e trabalharei com e por eles enquanto ocupar uma cadeira na Câmara Federal”, garante a deputada.

Ela, inclusive, lembra que, em agosto do ano passado, já viabilizou e acompanhou audiência da Comissão da Pesca do Litoral Norte de Santa Catarina com o então secretário Dayson Franklin, em Brasília, onde todas as demandas da categoria foram colocadas a ele.


Fonte: Haudrey Mafiolete