Fórmula E: Tatiana Calderon e outras pilotas são confirmadas para teste

0
212

A colombiana Tatiana Calderon e outras pilotas do automobilismo mundial estão confirmadas no teste que será realizado em Ad Diriyah no dia seguinte a abertura da temporada 2018-19 da ABB Formula E.

A 5ª temporada da ABB Formula E segue recheada de novidades, e mais uma foi confirmada esta semana.  Em sua estreia no Oriente Médio, a categoria irá aproveitar a recente conquista das mulheres árabes do direito de dirigir, e contará com diversas pilotos no teste que irá promover em Ad Diriyah no dia 16 de dezembro.

Entre as diversas pilotas que terão a oportunidade de participar do teste que será realizado no dia seguinte ao SAUDIA Ad Diriyah E-Prix, está Amna Al Qubaisi, nascida nos Emirados Árabes Unidos. Atualmente ela disputa a Fórmula 4 pela equipe PremaTheodore.

“Tenho muito orgulho de representar as mulheres em geral e principalmente as mulheres árabes. Este teste será um trampolim para o meu sonho, uma carreira profissional no automobilismo mundial. E graças ao contínuo apoio da Kaspersky Lab, este sonho acabará se tornando realidade”, comentou Al Qubaisi.

A colombiana Tatiana Calderon, que atualmente é a piloto de testes da equipe Alfa Romeo Sauber na F1 também participará do teste. Ela pilotará para a DS Techeetah.

“Estou incrivelmente ansiosa para testar o DS E-TENSE FE19 em dezembro. A Fórmula E é uma competiçãorealmente empolgante e é ótimo poder ter uma ideia de como é competir nela durante o teste. Será a primeira vez que pilotarei um carro totalmente elétrico de corrida, então estou curiosa para saber como vou ter que adaptar meu estilo de direção para pilotar o carro da maneira mais eficiente. Estou muito feliz por trabalhar com a DS Techeetah depois dos resultados da temporada passada, e estou ansiosa para ajudá-los com o primeiro teste da temporada”, revelou Calderon.

A suíça Simona de Silvestro, que já fez parte do grid da ABB Formula E nas duas primeiras temporadas pela Andretti, participará do teste pela Venturi Formula E Team. A espanhola Carmen Jordá, que é membro da FIA, será piloto da Nissan e.Dams durante o teste.

Além das pilotas citadas acima, a britânica Jamie Chadwick testará o carro da NIO Formula E team, a holandesa Beitske Visser foi confirmada pela BMW i Andretti Motorsport, e britânica Katherine Legge vai correr pela Mahindra Racing.

Apenas duas equipes ainda não definiu os pilotos para as duas sessões de treinos do dia 16 de dezembro em Ad Diriyah: HWA Racelab e Geox Dragon. Confira abaixo a lista completa:

Nº CARRO EQUIPE 1ª SESSÃO 2ª SESSÃO
02 Envision Virgin Racing Robin Frijns (HOL) Sam Bird (GBR)
04 Envision Virgin Racing Amna Al Qubaisi (EAU) Amna Al Qubaisi (EAU)
05 HWA Racelab ——————– Stoffel Vandoorne (BEL)
06 GEOX Dragon ——————– ———————
07 GEOX Dragon Jose Maria Lopez (ARG) Max Günther (ALE)
08 NIO Formula E Team Jamie Chadwick (GBR) Jamie Chadwick (GBR)
16 NIO Formula Team Oliver Turvey (GBR) Tom Dilmann (FRA)
17 HWA Racelab Gary Paffett  (GBR) ——————–
19 Venturi Formula E Team Simona de Silvestro (SUI) Simona de Silvestro (SUI)
20 Panasonic Jaguar Racing Mitch Evans (NZL) Mitch Evans (NZL)
22 Nissan e.Dams Carmen Jorda (ESP) Carmen Jorda (ESP)
23 Nissan e.Dams Sebastian Buemi (SUI) Alex Albon (TAI)
25 DS Techeetah Tatiana Calderon (COL) Jean-Eric Vergne (FRA)
27 BMW i Andretti Motorsport Alexander Sims (GBR) Alexander Sims (GBR)
28 BMW i Andretti Motorsport Beitske Visser (HOL) Beitske Visser (HOL)
36 DS Techeetah Andre Lotterer (ALE) Tatiana Calderon (COL)
48 Venturi Formula E Team Felipe Massa (BRA) Edoardo Mortara (SUI)
64 Mahindra Racing Jerome D’Ambrosio (BEL) Jerome D’Ambrosio (BEL)
66 Audi Sport ABT Schaeffler Nico Muller (SUI) Nico Muller (SUI)
94 Mahindra Racing Katherine Legge (GBR) Katherine Legge (GBR)

 

A 5ª temporada da Fórmula E terá inicio no dia 15 de dezembro em Ad Diriyah, na Arábia Saudita, marcando a estreia do mundial de carros elétricos no Oriente Médio.

Três pilotos brasileiros estarão presentes no grid de largada: os campeões mundiais Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) e Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing), e o estreante Felipe Massa (Venturi), após 16 temporadas na F1.