Gabrielle Lemes, Alice Tinelli e Maria Fernanda Tinelli, da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, brilharam na categoria Júnior da tradicional prova organizada pelo Exército
O trio feminino da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento dominou o pódio do Triathlon do Exército, neste domingo (19). Tradicional, a prova está entre as primeiras da modalidade realizadas no Brasil e é válida como quarta etapa da Copa Triathlon Brasil, a última antes da grande final em novembro. Centenas de atletas de todo o País reuniram-se na Praia de Itaparica, em Vila Velha (ES), para a disputa na distância Sprint, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.
Gabrielle Lemes, Alice Forti Tinelli e Maria Fernanda Forti Tinelli foram os destaques da categoria Júnior. Após o bom início na natação, as três enfrentaram um congestionamento na transição para o ciclismo, e fizeram uma prova de recuperação para garantir ouro, prata e bronze, respectivamente.
“Fiz a bike bem forte para conseguir pegar as meninas da frente e a corrida foi encaixada”, contou Gabrielle Lemes, que ainda garantiu o segundo lugar geral, atrás apenas de Bárbara Santos, da categoria Sub-23. “Agora é focar no Mundial.”
Com apenas 16 anos, Gabrielle disputará seu primeiro Mundial de Triathlon. A grande final será disputada em Gold Coast, na Austrália, entre os dias 12 e 16 de setembro. A atleta é campeã sul-americana júnior de triathlon.
Para as irmãs Alice e Maria Fernanda Forti Tinelli, o foco agora é a grande final da Copa Triathlon Brasil, marcada para 3 de novembro em Brasília (DF). A competição vale pontos importantes para o ranking nacional e a classificação para o Mundial de Triathlon de 2019.
“Treinei muito para a prova de hoje, mas não consegui encaixar muito bem, no ciclismo. Agora é treinar para os próximos desafios. Cada prova é uma prova”, observou Alice Tinelli. Já Maria Fernanda comemorou seu desempenho: “Perdi as meninas na transição da natação para o ciclismo e pedalei sozinha por três voltas. Nas últimas três voltas pedalei junto com um homem e minha corrida saiu bem encaixada. Gostei do resultado.”
Entre os rapazes, Pedro Gomes foi o campeão na categoria 16 a 17 anos. Renan Portela ficou com o quarto lugar na categoria Youth.
Estreia com medalha para a Escolinha
Projeto responsável pela formação e desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi a primeira casa de Gabrielle, Alice e Maria Fernanda, agora no grupo de alto rendimento. E, neste domingo (19), conquistou mais uma medalha com Roberto Paulo Licheski, bronze na categoria Júnior da Copa Triathlon Brasil.
Licheski é o novo aluno da Escolinha, treinando no Colégio da Polícia Militar há um mês e meio. Mas já acumula ótimos resultados, como o primeiro lugar em duas etapas do Circuito Heróis do Triathlon 2017 e o terceiro lugar na seletiva brasileira para os Jogos Sul-Americanos da Juventude.
“Ele é um excelente atleta, ainda vai trazer bons resultados para a Escolinha de Triathlon”, destacou Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.
10 Milhas de Morretes
A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento fechou o domingo com medalha também na corrida 10 Milhas de Morretes. Cauã Diniz ficou com a medalha de prata nos 5 km.
A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento reuniu para a temporada 2018 os dez atletas com maior potencial para o alto rendimento, entre os 60 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, consagrando um trabalho de quatro anos no desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná. Na nova equipe, os dez atletas selecionados passam a receber uma ajuda de custo mensal e são direcionados para as principais competições brasileiras e internacionais, visando as classificações olímpicas.