Plataforma marítima chega ao Rio de Janeiro na maior operação de transporte deste tipo já realizada no mundo

0
449

 

BV_OperacaoBoka Vanguard/Divulgação
BV_OperacaoBoka Vanguard/Divulgação

O navio Boka Vanguard, do armador Boskalis, atravessou os oceanos Índico e Atlântico em uma viagem de 45 dias da China trazendo um navio plataforma

São Paulo – Chegou esta semana ao Rio de Janeiro o navio Boka Vanguard na maior operação de transporte de um navio plataforma já realizada no mundo. A embarcação saiu da China há 45 dias trazendo a P-67, plataforma de produção de petróleo da Petrobras que irá operar nos campos de pré-sal da Bacia de Santos. O Boka Vanguard é um navio do tipo “Heavy Transport Vessel” (HTV) e tem 275 metros de comprimento e capacidade de transportar até 117 mil toneladas. Para se ter uma ideia da dimensão, o navio tem capacidade de transportar o peso equivalente a cerca de 300 aviões intercontinentais. Os dois navios têm certificado de classificação (certificação técnica) do Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC).

“A classificação atesta a conformidade dos navios aos mais avançados critérios técnicos, com impactos positivos à segurança das operações, das pessoas e do meio ambiente. O Bureau Veritas tem em seu registro mais de 11.000 navios totalizando cerca de 117 milhões de toneladas de arqueação brutas classificadas e é um dos membros fundadores do IACS, o órgão que harmoniza regras e padrões técnicos internacionais na área marítima”, destaca Sergio Mello, Diretor de Desenvolvimento da divisão Maritima & Offshore do Grupo Bureau Veritas no Brasil.

Primeira Sociedade Classificadora da história, o Bureau Veritas verifica e atesta a solidez e a segurança dos navios, que assim operam seguindo as melhores práticas e com menor risco ao meio ambiente, através de sua divisão Marítima e Offshore. As duas embarcações envolvidas nesta operação de “dry-tow” (reboque a seco, quando a plataforma vem sobre outro navio que a transporta) são classificadas pelo Bureau Veritas, que além da emissão dos certificados de Classe é também responsável pela emissão dos certificados exigidos pelas Autoridades Marítimas, tais como o Certificado de Prevenção da Poluição, Certificado de Segurança (MODU Code) e Certificado de Borda-Livre (linhas de carga).

O Bureau Veritas estabelece e aplica requisitos técnicos para o projeto, fabricação e operação de unidades marítimas, cobrindo assim todo o ciclo de vida dessas unidades. Inspeções regulares são realizadas para verificar se as embarcações em operação permanecem em conformidade com as regras de classificação.

Grupo Bureau Veritas – O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente m 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas seis divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura, Certificação e Varejo. Com mais de 4 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes.