As duas equipes disputam um verdadeiro match race depois do contorno de bóia obrigatório em Aarhus, na Dinamarca. Team Brunel fica um pouco para trás
A regata final da Volvo Ocean Race 2017-18 tem uma disputa acirrada entre Dongfeng Race Team e MAPFRE. As duas equipes estão navegando próximas nesta sexta-feira (22) ainda nas águas da Escandinávia.
A perna 11 liga Gotemburgo (Suécia) a Haia (Holanda) e definirá o campeão da temporada. Uma bóia obrigatória em Aarhus (Dinamarca) teve de ser contornada pelas equipes.
MAPFRE, Team Brunel, que ficou pra trás, e Dongfeng Race Team têm chances de título. O vencedor da etapa leva 8 pontos contra 6 do segundo, por exemplo.
O resultado pode ser histórico para os neozelandeses Blair Tuke e Peter Burling, que estão a bordo de MAPFRE e Team Brunel, respectivamente. Os kiwis podem faturar a chamada tríplice coroa da vela, com os títulos dos Jogos Olímpicos, America’s Cup e Volvo Ocean Race.
“A flotilha se afastou um pouco e não conseguimos aproximar. Espero que a gente alcance os líderes novamente”, afirmou Peter Burling do Brunel.
O comandante Bouwe Bekking acrescentou: “Não navegamos bem durante a tarde e isso está pesando agora”.
O ETA (previsão de chegada) indica o domingo (24) pela manhã.
Classificação geral
- MAPFRE – 65 pontos
- Equipe Brunel – 65 pontos
- Dongfeng Race Team – 64 pontos *
- team AkzoNobel – 53 pontos
- Vestas 11 horas de corrida – 38 pontos
- SHK / Scallywag – 30 pontos
- Turn the Tide on Plastic – 29 pontos
Fonte – Flávio Pertez –