O recordista AkzoNobel, com a brasileira Martine Grael a bordo, e o Team Brunel aceleram rumo ao destino final da nona perna da Volvo Ocean Race
A nona etapa da Volvo Ocean Race 2017-18 registra uma disputa milha a milha pela liderança entre dois barcos da Holanda. O team AkzoNobel, que conta com a brasileira Martine Grael, tem vantagem mínima para o Team Brunel na tarde deste sábado (26).
A perna transatlântica tem ao todo 3.300 milhas náuticas entre Newport (Estados Unidos) e Cardiff (País de Gales). A pontuação é dobrada!
”Dá pra ver o Brunel aqui do lado. O desafio agora será cruzar as zonas de alta pressão. Não sei se chagamos dia 29 em Cardiff”, explicou Martine Grael em conversa com o pai Torben Grael promovida pela Volvo Ocean Race. Assista aqui
As equipes holandesas foram as que melhor aproveitaram os fortes ventos do Atlântico. O AkzoNobel bateu o recorde histórico de milhas percorridas em 24 horas da Volvo Ocean Race com 602,5 nesta sexta-feira (25).
”Conseguimos quebrar o recorde com mar forte, parecia que tinha uma mangueira de bombeiro ligada o tempo todo. Média de velocidade bem alta e o vento estava bastante constante”, completou Martine.
O cenário no fim de semana faltando três dias para a conclusão da etapa é mais calmo e menos agitado, já que os ventos deram uma trégua.
Infelizmente, o team AkzoNobel não pode perder muito tempo com a comemoração. Os efeitos de um anticiclone que fica entre os barcos e a linha de chegada está trazendo os que estavam atrás.
Dongfeng Race Team e Vestas 11th Hour Racing estão menos de 20 milhas atrás dos líderes holandeses.
“Há uma enorme área de calmaria à nossa frente”, disse Charlles Caudrelier, comandante do Dongfeng Race Team. “Infelizmente para o líder há uma parede, sem vento. Imagino que haverá uma grande compressão”.
O atual ETA (tempo estimado de chegada) prevê que o líder terminará a prova em Cardiff na terça-feira (29)
Fonte- Flávio Perez