Eles estão chegando: Itajaí Sailing Team recebe barcos da Volvo Ocean Race

0
532

 

Imagem: Volvo Ocean Race
Imagem: Volvo Ocean Race

A equipe de velejadores que torna o nome de Itajaí conhecido no circuito nacional do esporte alça voo mais alto e ingressa no cenário mundial da vela

Imagine só, o barco soto 40 que já pertenceu ao campeão de uma Volvo Ocean Race foi o barco nacional que recebeu na manhã de terça feira, o veleiro Team Brunel vencedor da sétima perna da Regata Volvo Ocean Race. Bom, o barco – era do campeão e umalenda do esporte náutico Torben Grael.Mas a emoção deve ser maior na quarta, quando o barco agora do time do Itajai Sailing, vai receber o veleiro holandês AkzoNobel que tem na sua tripulação a brasileira, Martine Grael filha de Torben Grael.

A equipe do Itajaí Sailing Team (IST) terça feira pela manhã, o veleiro Team Brunel, vencedor da sétima perna da Volvo Ocean Race, a maior regata do planeta. Eles navegaram pelo maior percurso da regata exatamente da cidade neozelandesa de Auckland, para Itajaí, passando pelo temido Cabo Horn. O barco vencedor cruzou a linha de chegada às 11h45. Cerca de 14 minutos depois foi a vez do time de vela embaixador do município acompanhar a chegada do Dongfeng Race Team.

Imagem: Rafael Weiss
Imagem: Rafael Weiss

“O Itajaí Sailing Team surgiu após a primeira parada da Volvo Ocean Race em Itajaí, na edição 2011-12, quando um grupo de velejadores da cidade se apaixonou pela regata. Fato que aumenta ainda mais nossa satisfação em receber, representando a vela loca, a maior regata do planeta”, comemora o capitão do time, Marcelo Gusmão Reitz.

“Somos um dos poucos, se não o único time de vela brasileiro que leva o nome do município onde está sediado, motivo que fez com que tomássemos a iniciativa de participar desse momento tão marcante, que foi a chegada dos vencedores em Itajaí”, complementa o coordenador do IST, Gastão Furlin.

Amanhã é a vez da equipe itajaiense receber o veleiro do Team AkzoNobel e a velejadora brasileira Martina Grael. Momento que ainda deve ser mais emocionante, pois o veleiro, um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, foi adquirido pela equipe itajaiense do campeão Torben Grael, pai de Martine e no qual ela já deve ter velejado por muitas vezes.

Além de receber os velejadores, durante o Stopover Itajaí a ideia é que o barco do IST ainda faça saídas com autoridades, patrocinadores e convidados, acompanhe as regatas In-Port e a Volvo Academy.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex e Marina Itajaí.


 

Da Redação com texto de apoio de Joca Bagio