Sustentabilidade – Itajaí – Seminário abordará o futuro dos oceanos durante a Volvo Ocean Race

0
287

 

Volvo Ocean Race
Volvo Ocean Race

Mais de 20 ações de sustentabilidade serão realizadas em Itajaí durante a Volvo Ocean Race em Itajaí, entre os dias 05 e 22 de abril. Entre elas, o Seminário Técnico Científico “O futuro dos oceanos: Combate ao lixo no mar”. As inscrições estão abertas pelo e-mail eventos.famai@itajai.sc.gov.br ou no telefone (47) 3348-8031, com Rafaela. O evento será no dia 18 de abril (quarta-feira) no auditório do Centreventos Luiz Henrique da Silveira.

O tema desta edição da Volvo Ocean Race é o cuidado com os oceanos. Para se discutir o assunto com estudantes, profissionais e a comunidade em geral, Município de Itajaí, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), UFSC e com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), organizou o seminário técnico e científico.

O evento contará com nomes como o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias, a representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, o professor doutor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte, o Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

No seminário será assinado um protocolo de intenções do Município com a campanha global “Clean Seas” (Mares limpos). A proposta pela ONU Meio Ambiente alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos.

Programação Seminário Técnico Científico

12h30min – Credenciamento

13h30min – Abertura Oficial

14h40min – “O lixo nos mares do Brasil” com Régis Pinto Lima, Ministério do Meio Ambiente

15h10min – Campanha “Mares Limpos” com Fernanda Daltro, ONU Meio Ambiente

15h30min – Projeto “Menos1Lixo” com Fe Cortez, YouTuber e criadora do projeto de redução de lixo

16h – Coffee Break

16h20min – Case: “Paraty sem descartáveis” com Anderson Terra da Associação Com. e Ind. de Paraty

16h50min – Case “Instituto Ecosurf e Projeto Route: ações de limpeza de praia,combate a poluição e métodos de mobilização social” com João Malavolta, Instituto Ecosurf

17h20min – “Plástico, o vilão dos oceanos” com Prof. Dr. Armando da Costa Duarte, Professor da Universidade de Aveiro (Portugal)

17h50min – Estratégias do Ministério Público Federal no combate ao lixo marinho com Dr. Darlan Airton Dias, Procurador Chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina

18h20min – Debates

19h Encerramento


 

 Inscrições pelo e-mail: eventos.famai@itajai.sc.gov.br ou (47) 3348-8031 com Rafaela.


 

Sustentabilidade na Volvo Ocean Race

O programa de sustentabilidade da Volvo Ocean Race, em conjunto com o seus apoiadores 11thHour Racing, Fundação Mirpuri e nossos outros principais parceiros como Volvo, AkzoNobel, Ocean Family Foundation, Stena Recycling e Bluewater estão tomando medidas para evitar que os plásticos poluam ainda mais os nossos mares, maximizando nosso impacto nas cidades-sede, minimizando a poluição de nossas Vilas da Regata e fornecendo inspiração para que possamos deixar um legado positivo para a futura saúde de nossos oceanos. O programa também é um apoiador da campanha de Clean Seas das Nações Unidas.

Para mais informações, visite: www.volvooceanrace.com/sustainability

Faça sua parte e ajude Turn the Tide on Plastic assinando a promessa Clean Seas: www.volvooceanrace.com/pledge