Esporte – Meu pai, meu herói: do sedentarismo à superação

0
851
Preparando-se para encarar sua primeira prova de Duathlon no Powerman Brasil, Peterson Rodrigues conta como o esporte entrou em sua vida após o nascimento do filho - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Preparando-se para encarar sua primeira prova de Duathlon no Powerman Brasil, Peterson Rodrigues conta como o esporte entrou em sua vida após o nascimento do filho – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Preparando-se para encarar sua primeira prova de Duathlon no Powerman Brasil, Peterson Rodrigues conta como o esporte entrou em sua vida após o nascimento do filho –

Rio de Janeiro – O filme “Meu pai, meu herói” retrata a história de Julien, um jovem que vive numa cadeira de rodas e sonha em alcançar grandes feitos. Para conseguir realizá-los, o garoto convence seu pai a treinar triathlon para disputar o Ironman. Durante os treinamentos ambos passam por muitas provações transformando a vida de toda a família. E a velha máxima de que a arte imita a vida não poderia ser mais evidente ao conhecermos a história de Emmanuel Oliveira (4) e Peterson Rodrigues (34). Morador de Nilópolis, no Rio de Janeiro, Peterson começou a praticar corrida há dois anos após ver o filme e ter sua vida contagiada pela mensagem passada na obra.

Para entender um pouco melhor a história de vida dessa dupla é preciso voltar no tempo. Em junho de 2013 nascia Emmanuel, filho de Peterson e Erica. Após cinco meses o casal descobriu que o filho estava desenvolvendo microcefalia e, para a surpresa de todos, foi diagnosticado com paralisa cerebral e epilepsia de difícil controle por conta de uma asfixia neonatal. “Para nós foi um tempo muito difícil, de lutas e conhecimento de um mundo que até então era desconhecido para nós”, explica o pai, que em 2016 pesava 110 kg.

Após dois anos de muitas pesquisas, Peterson descobriu no esporte, mais precisamente na corrida, a porta da liberdade para seu filho. “Conheci a modalidade através de um amigo e inspirado no filme “Meu pai, meu herói” me senti encorajado a fazer um triciclo e correr empurrando o Emmanuel. Essa foi uma forma que encontramos de apresentar o mundo para ele”, explica.

Nesse período de quase dois anos a dupla já participou de várias provas, como Meias-Maratonas, São Silvestre e corridas mais curtas. Além desse estreitamento de laço, Peterson eliminou mais de 25 kg vencendo o sedentarismo. “O esporte trouxe muitas coisas para mim e meu filho, mas a união entre a família e a chance que tive de proporcionar uma melhor qualidade de vida para o Emmanuel são as mais importantes. Existe uma frase que nos move que é: diagnóstico não é destino! Essa frase eu aprendi com o meu filho, mesmo sem que ele pudesse pronunciar uma palavra”, comenta.

   Primeiro desafio no duathlon será no Powerman Brasil:

Após disputarem várias corridas chegou a vez de buscar novos desafios e pela primeira vez a dupla vai encarar uma prova de duathlon no Powerman Brasil. “Essa será nossa primeira prova na modalidade e a nossa expectativa é enorme. É algo fantástico o desafio que nos move. Serve como combustível. Com certeza o Emmanuel vai deixar um recado importante sobre superação para todos nós”.

Marcada para o dia 19 de agosto, o Powerman Brasil acontece em Indaiatuba, interior de São Paulo e promete ser um excelente desafio para a dupla. “O esporte é fantástico, ele rompe barreiras”, finaliza Peterson.

Powerman Brasil 2018:

Confirmada para o dia 19 de agosto de 2018, a quarta edição do Powerman Brasil será realizada mais uma vez em Indaiatuba, sede da edição do ano passado. A prova, que mais uma vez distribuirá vagas para o mundial da categoria, realizado sempre em setembro na Suíça, conta com as categorias Classic e Sprint. No Classic os duatletas são desafiados em 20km de corrida (intercalados em duas etapas de 10km cada) e 60km de ciclismo. Já no Sprint, são 10km de corrida (divididos em duas etapas de 5km cada) e mais 30km de ciclismo.

Além das provas para os adultos o Powerman Brasil abre espaço também para as crianças. Desde a primeira edição a organização promove o Powerman Kids, aberto as crianças de 4 a 13 anos. O objetivo é trazer as famílias para o evento e proporcionar que os jovens participem das mesmas atividades que os adultos, envolvidos em uma competição de porte internacional. Essa integração faz com que os pequenos atletas sintam-se prestigiados e passem a ter ainda mais vontade de praticar o esporte.

E durante os dias que antecedem a competição os atletas e acompanhantes podem sentir o clima doPowerman Brasil muito antes da largada. A organização promove todos os anos a EXPO Sports, montada dentro da Arena Powerman, no Velódromo de Indaiatuba. Por lá é possível adquirir produtos oficiais da marca e conferir as novidades do mercado de duathlon na Feira oficial do evento.

  Sobre Indaiatuba:

Localizada a aproximadamente 100km de São Paulo, Indaiatuba foi confirmada novamente como sede doPowerman Brasil. Após dois anos em Florianópolis, a E2X, empresa responsável pela organização do evento na América do Sul, encontrou na cidade do interior paulista a possibilidade de realizar toda a prova dentro de uma área de perímetro urbano, percorrendo um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Ecológico de Indaiatuba, projetado por Rui Ohtake, além de utilizar a estrutura do Velódromo Olímpico.

O formato do Powerman Brasil segue o mesmo das três edições passadas com as provas Classic, Sprint e Kids, sendo que na distância Sprint fica adotado o percurso composto por duas etapas de 5km de corrida intercaladas por um de 30km de ciclismo. O Classic segue com duas pernas de 10km de corrida intervaladas por 60km de ciclismo.

O Powerman Brasil conta com o patrocínio da Prefeitura de Indaiatuba e apoio Track & Field. O evento é uma produção da M9 Produções, conta com a supervisão da Federação Paulista de Triathlon e realização da E2X Esporte e Entretenimento. Mídia oficial: MundoTri e Eu Atleta.


 

Fonte – Danilo Caboclo -gruposix.com.br