Vela – Rio Grande do Sul – Felipe Frey e Ícaro da Macena são campeões brasileiros no Hobie Cat 16 e Adam Mayerle leva o título no Hobie Cat 14

0
590

 

 Foto - Claudio Bergman
Foto – Claudio Bergman

 

Felipe Frey e Ícaro Da Macena são os campeões do Brasileiro da Classe Hobie Cat 16. Nas últimas duas regatas da competição, disputada no Guaíba, em Porto Alegre, nesse final de semana, a dupla de São Paulo conseguiu se manter na liderança, superando os paraibanos André Henriques e Juliana Baino, que ficaram com o 2º lugar. Claudio Cardoso e Mequias Queiróz, de Pernambuco, terminaram em 3º lugar.

 

A competição encerrou, nesse sábado (18), a Semana da Vela, que reuniu no Clube dos Jangadeiros três importantes competições do calendário nacional e mais de 200 velejadores. Além do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16, também passaram pelo Guaíba os barcos do 39º Sul Brasileiro de Optimist e do 1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela, em um clima especial de confraternização.

Em mais uma tarde de céu nublado, Frey e Da Macena foram para a largada da última regata com a tranquilidade de apenas precisar manter os quatro pontos de vantagem que os separava da dupla segundo colocada. Henriques e Baino se esforçaram, mas não conseguiram reverter a diferença.

Com os barcos já em terra, alguns velejadores entraram com recurso, causando uma espera e expectativa de quase duas horas até a divulgação dos resultados do dia. Na classificação definitiva, no entanto, a dupla Frey/Da Macena ficou com 23 pontos; Henriques/Baino, com 31; e Teixeira/Oliveira, 16.

 

 Claudio Bergman
Claudio Bergman

Foi uma semana de ouro para os dois campeões, que já haviam vencido no domingo (12) a regata de abertura pouco mais de 12 horas depois de Frey ter chegado à Porto Alegre. Apesar de um discurso de que estavam na cidade apenas para participar do campeonato, os dois velejadores logo entraram na disputa pelo título, se mantendo sempre entre os três melhores e fazendo boas regatas até que assumiram a liderança, na sexta-feira (17).

“Desde o começo do ano que eu não velejava. O último campeonato, o Sul Brasileiro, foi no Carnaval, que disputei com minha esposa [Geisa Frey – a dupla ficou em segundo lugar]”, contou Frey. “Ela agora está com sete meses de gravidez e não tinha condições de vir. Eu também não participaria, mas o Ícaro e o Mario Dubeux acabaram dando força para vir. Foi bom porque tudo isso deixou a cabeça mais tranquila para competir”, finaliza.

“O campeonato foi dentro da expectativa”, avaliou Mario Dubeux, presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat e Campeão Gaúcho da classe, que também competiu em dupla com Karol Bauermann e terminou em 11º lugar. “O tempo foi meio sacrificante por uns dias, mas o Hobie Cat é assim mesmo”, conclui Dubeux.

A outra dupla do Jangadeiros, João Kraemer e Lawson Beltrame, terminou em 5º lugar na classificação geral. Encerrado o Brasileiro, a próxima competição importante do Hobie Cat nacional será em março, na disputa do Sul Brasileiro, que poderá ser em Tapes (RS) ou Florianópolis .

Slide2

 

Na Hobie Cat 14, o domínio dos velejadores catarinenses ao longo da semana se manteve no pódio. Adam Meyerle ficou com o título, com 14 pontos, enquanto Eduardo da Silva, com 21, ficou com a medalha de prata. O terceiro colocado foi Gustavo de Souza, com 39 pontos.

A semana no Hobie Cat também teve a realização do 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Hobie Cat 16, na quarta-feira (15). Karoline Bauermann, do Jangadeiros, e Marcela Mendes, do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, foram as vencedoras



 

 

Fonte – Neiva Mello