RIO GRANDE DO SUL – VELA – CAMPEÕES DO 1º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DA JUVENTUDE DE VELA E DO 39º SUL BRASILEIRO DE OPTIMIST  SERÃO DEFINIDOS SEXTA, 17

0
42

 

Claudio Bergman
Claudio Bergman

 1º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DA JUVENTUDE DE VELA

As duas competições, organizadas em conjunto pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e pelo Clube dos Jangadeiros, reúnem cerca de 150 jovens velejadores de todo o país no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, e terão amanhã o último dia de regatas.

 

 

O 1º Brasileiro Interclubes, que começou na terça-feira (14) e conta com atletas de mais de dez clubes do País, a definição é para os medalhistas nas classes Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.) e 29er (Masc. e Fem.). O campeonato, do qual participam velejadores de até 18 anos, serve de preparação para o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, que acontece em dezembro. A competição também entrou em 2017 na programação do ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio-2020.

Após três dias de competição – ontem, quarta-feira (15), as regatas não aconteceram devido a pouco vento – a classificação ficou assim: na CLASSE 29er, em 1º lugar está a dupla do Jangadeiros Breno Kneipp e Iam Paim, em 2º, Tiago Monteiro e Vinícius Pereira, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, e na 3ª colocação está a dupla Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, também do Jangadeiros; na CLASSE LASER em 1º lugar, Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, 2º lugar, João Emilio Vasconcellos, do Clube dos Jangadeiros e em 3º lugar, Nicolas Mueller, do Veleiros do Sul; a CLASSE 420, tem na liderança Gabriel Lopes e João Antonio, do Veleiros,seguidos de Letícia da Silva e Joana Ribas, também do Veleiros. No 3º lugar, estão José da Silva e Samer Kayali, do Iate Clube Veleiros da Ilha.

 

39º SUL BRASILEIRO DE OPTIMIST

O 39º Sul Brasileiro de Optimist reúne velejadores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e teve hoje, quinta-feira, seu primeiro dia de regata, já que ontem, também pelo pouco vento, os atletas não competiram. As categorias são Veteranos e Estreantes, divididas em Geral, Mirim (Masc. e Fem.), Infantil (Mas. e Fem.) e Juvenil (Masc. e Fem.). Além da premiação individual, haverá um reconhecimento do melhor estado e da melhor flotilha do campeonato.

Os resultados, depois desse primeiro dia, ficaram assim:

VETERANOS – liderando, Tadeu Rioja, do Yatch Clube Santo Amaro, na 2ª posição, Lorenzo Balestrin, do Clube dos Jangadeiros, e em 3º lugar, Marina da Fonte, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

ESTREANTES – em 1º lugar, Milena Holler, do Veleiros do Sul; em 2º lugar, Felipe Fraquelli, Do Veleiros e em 3º, Anderson Severo, do Iate Clube Lago Itaipu.

No Optimist, os atletas estão em água aguardando as condições de vento para iniciar a competição.




 

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE HOBIE CAT 14 e 16 – BRASCAT 2017

Paralelo, está acontecendo o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – BRASCAT 2017, que vai até sábado (18), reunindo mais de 80 velejadores.

Na classe Hobie Cat 16, as últimas regatas prometem uma disputa emocionante. Depois de seis regatas, a diferença da dupla primeiro colocada, André Henriques e Juliana Baino, dupla da Paraíba, para a terceira, os cearenses Daniel Azevedo e Francisco Souza, é de apenas quatro pontos. Em segundo lugar estão Felipe Frey e Ícaro Da Macena, do Rio Grande do Sul.

No Hobie Cat 14, os três primeiros colocados são de Santa Catarina: em primeiro, o atleta Adam Mayerle, que se mantém líder, seguido de Eduardo da Silva. Na terceira posição, Gustavo de Souza.

Entre as mulheres, um destaque especial: a dupla Karoline Bauermann, do Jangadeiros, e Marcela Mendes, do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, conquistaram o primeiro título brasileiro feminino na classe Hobie Cat 16.



 

Fonte: Neiva Mello