Aventura – Espanha – Brasileiro navega até a Espanha para ver campeã olímpica na Volvo Ocean Race

0
404

 

Imagem - Flávio Perez | Volvo Ocean Race
Imagem – Flávio Perez | Volvo Ocean Race

Flávio Perez

A regata Volvo Ocean Race, principal evento de vela oceânica do mundo, começa no próximo domingo (22) com a participação de dois atletas brasileiros, incluindo a campeã olímpica Martine Grael. A competição conta com 73 velejadores de 19 nações, atraindo fãs dos quatro cantos do planeta para Alicante, na Espanha, cidade que abre a disputa pelos mares. Um dos apaixonados pela regata é brasileiro e atravessou o Atlântico navegando só para assistir a largada. Mineiro de Patos de Minas, Valter Mendes, de 52 anos, mora a bordo de um Beneteau 50 chamado de My Bless II.

”Para qualquer velejador estar na regata Volvo Ocean Race e participar desse circo é uma emoção muito grande. Como brasileiro, eu torço para Martine Grael e para Joca Signorini do Akzonobel”, disse Valter Mendes, que divide a viagem pela Espanha com o comunicador Murillo Novaes, locutor oficial da vela na Rio 2016, stopover de Itajaí em 2015 e da Semana de Vela de Ilhabela, principal regata brasileira.

 

Valter Mendes com o jornalista Murillo Novaes-Imagem: Flávio Perez | Volvo Ocean Race
Valter Mendes com o jornalista Murillo Novaes-Imagem: Flávio Perez | Volvo Ocean Race

O empresário mineiro está em Alicante desde o início da semana após viajar por vários dias pela costa portuguesa e espanhola. Valter Mendes esteve no mês de maio nas Bermudas, também com seu barco, para ver a America’s Cup, evento vencido pelo comandante neozelandês Peter Burling, integrante do Team Brunel na Volvo Ocean Race 2017-18.

”Aqui podemos ver velejadores que são ídolos mundiais e barcos com muita tecnologia. Vale a pena curtir a regata e um pouco da beleza da Europa”, contou Valter Mendes. ”Meu barco é bem diferente dos sete que estão aqui, é um veleiro de cruzeiro. Não tenho prazo para chegar no destino e não me meto em perrengue”.

A decisão de morar a bordo de um barco e dar a volta ao mundo surgiu em uma sexta-feira 13 de 2007. Valter foi atropelado em Brasília e durante a queda a ideia surgiu. ”No momento do acidente pensei nos meus dois filhos e na minha vida. Vi que precisava desse tempo pra mim. Demorou mais alguns anos e em 2015 decidi largar tudo e viver no mar”.

O público em Alicante dentro e fora d’água pode bater recorde na Vila da Regata. A cidade da Volvo Ocean Race recebeu, apenas na data da regata MAPFRE In-Port Race, disputada no sábado (14), mais de 60 mil pessoas. O Brasil tem tradição de levar muita gente também. Nas duas últimas edições somadas, a cidade de Itajaí (SC) levou quase 500 mil pessoas para ver de perto o circo da Volta ao Mundo.