Vela – Volvo Ocean Race – Ministro da Economia de Portugal batiza barco português Turn the Tide on Plastic

0
550

 

plastic

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, batizou hoje o Turn the Tide on Plastic, que conta com o apoio da Mirpuri Foundation, barco que levará a bandeira portuguesa, a par da das Nações Unidas, na Volvo Ocean Race 2017-2018

 

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, batizou hoje o Turn the Tide on Plastic, que conta com o apoio da Mirpuri Foundation, barco que levará a bandeira portuguesa, a par das Nações Unidas, na Volvo Ocean Race 2017-2018.

A cerimónia contou ainda, entre outras individualidades, com a participação do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade Catarina Marcelino, de Paulo Mirpuri, Presidente da Mirpuri Foundation e de Dee Cafari, a skipper britânica que estará ao leme.

Foi uma cerimónia simples, mas plena de simbolismo, a que decorreu na Doca de Pedrouços. Pela primeira vez, Portugal terá um barco na Volvo Ocean Race e dois velejadores nacionais estarão a bordo, os olímpicos Bernardo Freitas e Frederico Melo. A skipper do Turn the Tide on Plastic, Dee Cafari referiu: “Estamos felizes com o projeto. É muito importante termos uma tripulação mista, cinquenta por cento de mulheres e cinquenta por cento de homens, formada por jovens velejadores e também é relevante a mensagem de sustentabilidade e de defesa dos oceanos que levamos com o Turn the Tide on Plastic.”

Paulo Mirpuri, Presidente da Mirpuri Foundation, que apoia o Turn the Tide on Plastic, sublinhou: “A Mirpuri Foundation, entre as várias causas que apoia, tem em 2017-2018 a participação na Volvo Ocean Race, patrocinando a equipa Turn the Tide on Plastic. É a primeira vez que um barco nesta regata, que tem uma tradição de mais de 40 anos, transporta uma mensagem pela sustentabilidade dos oceanos. É também a primeira vez que há um barco que leva a bandeira portuguesa, em conjunto com a das Nações Unidas, e que tem velejadores portugueses a bordo.”

Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, afirmou: “A Volvo Ocean Race tem um impacto muito interessante, quer pelo número de pessoas que traz e pela imagem que leva de Portugal a todo o mundo. Esta é a terceira vez consecutiva que passa pelo nosso país e o interessante desta edição, será que além da passagem pelo nosso país, a bandeira portuguesa estará representada no mundo inteiro através de um barco com uma mensagem sobre limpeza dos oceanos e de igualdade de género. É muito interessante ver a Fundação Mirpuri, dar a mesma relevância e importância a estas mensagens. Se, além disso, na competição conseguirmos um bom lugar, será uma vitória muito grande”, concluiu.

Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race é a mais dura competição que se pode ganhar, e o derradeiro teste  ao trabalho de equipa no desporto profissional. Desde 1973, que a regata à volta do mundo tem sido uma obsessão para alguns dos melhores velejadores de sempre, e passadas quatro décadas continua no topo do cruzamento entre o desporto de elite e a aventura humana. A edição 2017-18 começa a 22 de outubro em Alicante, Espanha, e as equipas vão percorrer 45,000 milhas náuticas à volta do globo – atravessando quatro oceanos, tocando em seis continentes e 12 icónicas cidades vão acolher a prova, para acabar em Haia no mês de Junho de 2018.



Fonte – Flávio Perez – Volvo Ocean Race