Vela – Florianópolis – Regatas Lineares acontecem nesse fim de semana em Jurerê

0
381

Ester Ane

 Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action

A Ilha de Santa Cataria é palco de mais uma regata. Válida como quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano e como abertura do Campeonato Catarinense, as Regatas Lineares prometem esquentar o final de semana nesse começo de inverno em Jurerê. A Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina recebe a flotilha de vela oceânica para um dos eventos mais aguardados da temporada, uma vez que a competição desse final de semana é a última antes da parada de meio de ano para a realização da 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, que acontece entre os dias 7 e 15 de julho, no litoral paulista.

Estão programadas quatro regatas, sendo duas para sábado e duas para domingo, em Jurerê, para as classes ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruzeiro e Bico de Proa. Diferente da maioria das competições realizadas dentro do calendário de eventos da Copa Veleiros de Oceano, onde são realizadas etapas de percurso, as regatas desse final de semana terão formato barlasota.

Em 2016 as tripulações enfrentaram tempo frio e ventos norte/nordeste, variando entre 8 e 14 nós nos dois dias. O Melody 5 levou o título geral da ORC, com Manos Champ e Catuana Kim vindo logo atrás. Na RGS A o Argonauta levou a melhor, enquanto na RGS B deu Zephyrus. Tintiun, na RGS C, e Y Jurerê Mirim, na RGS Cruzeiro, foram campeões em suas respectivas categorias.

Já na Classe C30, o Zeus Team levou a melhor em um lindo duelo contra o Corta Vento. Aliás, a flotilha de C30 catarinense tem dominando o cenário nacional nas últimas competições, o que a torna muito atrativa. Em 2016, o Zeus venceu a Ilhabela Sailing Week, enquanto o Katana levou o Campeonato Brasileiro, disputado paralelamente a Semana de Vela de Ilhabela, além de ter conquistado o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.

A quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro