Navio de cruzeiro MSC Preziosa chega quinta-feira a Balneário Camboriú

0
1878

eu

 

A principal praia de Santa Catarina e um dos maiores pontos turístico do Brasil, Balneário Camboriu vai ganhar mais uma atrativo e maior visibilidade na indústria do turismo náutico. A cidade entra na rota dos cruzeiros marítimos. O navio de cruzeiro “MSC Preziosa” chegará na quinta-feira (6) a Balneário Camboriú, marcando a inclusão da cidade nos roteiros regulares da MSC.

A cidade vem se preparando para receber os visitantes. Nesta terça-feira serão definidos os últimos detalhes. O presidente da Fundação Cultural George Varela contou que a cidade não vai oferecer uma programação engessada ou que prenda o público, limitando assim a competição entre as diferentes atrações. A ideia é fazer um receptivo que destaque as possibilidades para os turistas. “Temos tudo para nos tornar a melhor escala do país para cruzeiros marítimos”, comemorou.

Ele lembra que em outras cidades se caminha muito no porto, depois é necessário pegar táxis ou vans para chegar aos centros. Aqui os turistas já na chegada vão se deparar com atrativos como o molhe, a praça da Barra Sul, o Parque Unipraias que dá acesso às praias agrestes, a Passarela da Barra, restaurantes e meios de transporte como Bondindinho e ônibus panorâmico.

A sugestão ainda é introduzir serviços de locação de bicicletas e patinetes, para que o turista possa conhecer a cidade de forma independente.

“Não tem cidade no Brasil que faz isso, e se duvidar no mundo também”, lembrou Varela.

A própria MSC já programa para os próximos cruzeiros, excursões que podem ser adquiridas no seu site para conhecer a cidade, Beto Carrero, Blumenau e passeio de escuna para Laranjeiras.

Na quinta-feira pela manhã o prefeito Fabrício Oliveira e o comandante do “MSC Preziosa” trocarão placas, a bordo, na presença de cerca de 40 convidados. A troca de placas é uma cerimônia tradicional quando um navio visita uma cidade pela primeira vez.

Em seguida haverá um almoço e por volta das 15h os convidados desembarcam com o navio seguindo viagem.

Em Balneário, o navio fundeará ao largo, ficará parado a cerca de mil metros da praia. Os turistas serão transportados por “tenders”, lanchas de salvatagem e desembarque do próprio navio, até o atracadouro da Barra Sul.

Cada “tender” transporta 120 passageiros e a viagem entre o navio e o atracadouro demora seis minutos. A operação completa é estimada em 20 minutos e caso necessário cinco tenders transportarão 600 passageiros simultaneamente.

“O Atracadouro Barra Sul está pronto para receber os visitantes com infraestrutura completa, local fechado, com flutuantes de concreto, cobertura na área de desembarque e área de espera, banheiros e vigilância 24h.

Já recebemos a visita de diretores e comandantes das companhias de navios e autoridades do ramo, e todos elogiaram a infraestrutura do Atracadouro dizendo ser uma das melhores do Brasil”, comentou a diretora executiva da Tedesco Marina Garden Plaza, Juliana Tedesco dos Santos.

A Tedesco Marina informou que apesar da expectativa ser grande, não tem como prever o número de passageiros que desembarcarão. Se o mar estiver ruim toda a operação será cancelada e o navio seguirá viagem.

O “MSC Preziosa”- O navio tem 139 toneladas; pode abrigar até 3.502 passageiros; mais ou menos 1.400 tripulantes e sua altura equivale a um prédio de 22 andares.O comprimento é 333 metros e largura 68m. A embarcação pode andar no máximo a 24 nós (44,45 Km/h), mas sua velocidade média é 18 nós (33,34 Km/h).




 

Fonte de apoio : http://www.pagina3.com.br/cidade/2017/abr/3/1/primeiro-navio-de-cruzeiro-chegara-a-balneario-na-quinta-feira