Dra. Larissa Viana: Rejuvenescimento íntimo resgata a autoestima das mulheres

0
1530
Arquivo pessosal/Instagram
Arquivo pessosal/Instagram

 

 

Assim como a pele de todo o corpo, a mucosa da vagina também envelhece. Desequilíbrios hormonais, dietas, esportes radicais e partos podem fazer a vagina perder a estrutura natural, o controle e o suporte.

 

A principal consequência deste envelhecimento é a diminuição do prazer sexual, ligado à fricção no intercurso.  Os pequenos lábios mais expostos que o normal também podem ficar mais contraídos e discretos. O envelhecimento vaginal pode trazer diversas alterações físicas e fisiológicas que interferem na saúde sexual e urológica da mulher, além de comprometer sua confiança e auto estima.

No tratamento à base de laser, um aparelho de acrílico em formato fálico é inserido na vagina e emite um tipo de laser específico para atuar na mucosa. A ação do laser gera um processo inflamatório na mucosa e o organismo responde fazendo com que tenha a formação de colágeno no local estimulado, espessando e dando firmeza a pele.  “O procedimento deve ser feito uma vez por mês, e cerca de duas ou três aplicações são necessárias para o tratamento completo. Um rejuvenescimento sem intervenção cirúrgica, sem pontos, sem sofrimento por que não causa dor, só um incômodo em apenas 10 minutinhos”, conta a dermatologista Larissa Viana.

O aparelho também ajuda mulheres com pouca elasticidade na vagina. “Esse problema é normal na menopausa, pois os hormônios podem tornar o tecido mais rijo. Assim, ocorrem dores durante a penetração”, diz a especialista.

Além desse procedimento, a especialista explica sobre a radiofrequência intima, onde não é introduzido aparelho no interior da vagina e sim apenas na região externa dos grandes e pequenos lábios e ao redor do clitóris, contraindo o mesmo e até estimulando a maior sensibilidade.  “A flacidez vulvar pode ser tratada assim, sem a entrada de aparelhos na vagina com a radiofrequência. A aparência melhora desde a primeira aplicação, dando uma ideia de ter havido um preenchimento da região. São necessárias cerca de cinco aplicações”, explica Larissa.

Sobre a recuperação, a especialista afirma: “Após a radiofrequência a recuperação é imediata. Para o laser, com introdução do aparelho,  oito dias é o tempo indicado para a cicatrização e recuperação, por isso contraindicamos relações sexuais neste período. Passado este tempo, depois da primeira sessão já é possível perceber alguns resultados. O rejuvenescimento vaginal também pode atuar no clareamento do períneo e região anal”.

Consolidada como uma profissional atenciosa, a dermatologista privilegia a satisfação, mas, principalmente, a informação ao cliente. “Qualquer procedimento necessita de uma consultoria detalhada para que o paciente entenda perfeitamente quais serão os resultados, ligados diretamente com os cuidados do antes e pós tratamento”, conta Larissa. “Não deixo ninguém sair com dúvidas”, completa.

Hoje, tricologia, calvície e botox são os tratamentos os quais a profissional tem maior procurar. “Tricologia, por exemplo, é um procedimento em alta, que exige detalhamento de inovações de diversas áreas para que o trabalho tenha resultados efetivos”, explica Larissa. “Um profissional especializado orienta tratamentos e as devidas mudanças de hábitos dos pacientes, pois parte do problema pode estar ligada a alimentação, estresse e ansiedade. Por outro lado, pode ser necessário a recuperação de fios via laser, fotobiomodulação, dermaroller, desobstrução folicular, entre outros procedimentos os quais estamos aptos”, conclui.

 Sobre Dra. Larissa Viana

Formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com residência de clínica médica com título de especialista reconhecido pelo MEC, Larissa Viana, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é profissional da área há mais de 10 anos. Especialista em estética, Larissa atende na clínica Larissa Viana há sete anos ao lado de um profissional de fisioterapia e outro de esteticismo.