
Mauricio Brancco/TerapiapeloMar/Divulgação
Apesar da chuva na raia, rajadas de até 15 nós permitiram a realização de três regatas. Ao contrário de ontem, que os velejadores enfrentaram ventos fracos e insconstantes, o tempo mudou favorecendo a realização das três primeiras regatas válidas para o 43º Campeonato Brasileiro de Laser que acontece, pela primeira vez, na Capital Paulista. O dia começou com tempo fechado e chuva fraca e o vento começou a entrar na raia antes do meio-dia fazendo os velejadores irem para a água cedo. Às 13h foi dado o tiro de largada da primeira regata e ventos de 10 nós encheram as velas dos mais de 60 atletas que participam da competição.
Destaque para Martin Lowy, velejador do YCSA e atual campeão brasileiro de Laser Radial, que venceu a última regata do dia – após velejar muito bem e com muitos adversários em sua popa – e ficou em 4º e 3º lugares na primeira e segunda regata, respectivamente. “O vento foi bem típico da represa, muito rondado, a diferença foi velejar aqui com tantos barcos na raia. A regata ficou mais técnica e, consequentemente, mais difícil, mas consegui velejar muito bem e fazer ótimos resultados”, comenta o velajdor que lidera a competição após as três primeiras regatas.
Entre as mulheres, Odile Ginaid, lidera com 23 pontos. Ela obteve bons resultados (14º, 4º e 5º) ficando na quarta colocação geral. A velejadora reclamou das plantas flutuantes que se prenderam no leme e afetaram seu desempenho na primeira regata. Apesar de não impedirem as regatas do dia, as plantas flutuantes continuam incomodando os velejadores da competição.
O 43º Campeonato Brasileiro de Laser continua nesta sexta-feira 13 com mais três regatas programadas para o dia. A largada da primeira regata será às 13h. Para conferir os resultados completos clique aqui.
Entenda a classe
A classe Laser é dividida em três, Radial, 4.7 e Standard, com mesmo casco, o que muda é o tamanho das velas. A Radial usa vela de 5.76 m² e para os velejadores participarem de uma competição oficial precisam pesar até 65 quilos. Apesar de ser o barco olímpico oficial para as mulheres da classe Laser, o barco admite tanto homens como mulheres nas demais competições.
O 43º Campeonato Brasileiro da Classe Laser é organizado pelo Yacht Club Santo Amaro e pela Classe Laser SP, tem a chancela da CBVela e da Fevesp e conta com o apoio da Vcat, Notícias Náuticas e Sailstation.
Sobre o Yacht Club Santo Amaro:
O YCSA, como é conhecido o Yacht Club Santo Amaro, foi fundado em 1930 às margens da Guarapiranga por velejadores alemães. Ao longo destes mais de 80 anos de história, revelou grandes nomes do iatismo nacional, como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista. No seu quadro de medalhas estão diversos títulos mundiais, pan-americanos, sul-americanos e, claro olímpicos.
Fonte: Rosângela Oliveira/peccicom.com