Coluna do Adilson Pacheco

0
597

3-2

Adilson Pacheco – é jornalista. Editor do site Regata News e diretor executivo da Editora Digital Adilson Pacheco Comunicação.  Tem participado de várias cobertura de regatas como Semana de Vela de Ilhabela e duas Volvo Ocean Race e Regata promovida pelo Iate Clube de Santa Catarina.


 



Título nacional

Aline Bassi
Aline Bassi

O Itajaí Saling Team acaba de conquistar o seu primeiro título nacional. A equipe venceu a Copa Brasil de Oceano na Categoria IRC. O resultado foi divulgado Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).

De acordo com a ABVO, o Itajaí Sailing Team fez um excelente trabalho não só nas regatas, mas também fora delas. A equipe catarinense comandada por Alexandre Santos e Marcelo Gusmão deixou sua marca nas inúmeras ações sociais que fez por onde passou, levando livros e material escolar para as escolas estaduais das cidades onde os principais eventos foram disputados. Os barcos Jackspot, de Pedro Avelino, e Ventaneiro, de Renato Cunha completam o pódio na IRC.



 

 

Fora do Oscar

dscn2250

“Pequeno segredo”, de David Schurmann, não está na lista de nove pré-indicados ao Oscar de filme em língua estrangeira a divulgação foi feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O longa dirigido por David Schurmann foi selecionado em setembro como representante oficial do Brasil para a disputa por uma comissão oficial formada pela Secretaria do Audiovisual.



 

Guia náutico

barcoa45

Na quinta-feira (29), ocorre o lançamento do primeiro Guia Náutico de Itajaí. O guia é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí e o Sebrae SC. A apresentação da edição será na sede Associação Empresarial de Itajaí – ACII a partir das 9 horas.

O primeiro Guia Náutico de Itajaí reúne informações dos prestadores de serviços e produtos relacionados ao setor. O Objetivo do guia é apresentar de forma prática e rápida, todos os prestadores de serviços náuticos instalados no município de Itajaí. Vamos estar lá para conferir.




 

 

 

Azimut Grande 30 Metri

Azimut
Azimut

 

Azimut Yachts veio para Itajaí para realmente inovar o mercado náutico no Continente Americano. Localizado no bairro Cordeiros, a única unidade no Continente do grupo italiano Azimut Benneti, anuncia mais um mega yate a ser construindo no estaleiro itajaiense. Desde o anúncio da construção de um dos maiores iates já produzidos no Brasil, a Azimut Yachts finaliza a sua estrutura física e humana para iniciar a produção do gigante de 30 metros. Mais de 160 colaboradores finalizam o treinamento junto aos profissionais da Itália. Na primeira quinzena de janeiro a ampliação da fábrica em mais de 4 mil m² será concluída.

Duas unidades do modelo de 30 metros já estão encomendadas a clientes brasileiros e a previsão de entrega é no segundo semestre de 2017.

Com 30 metros de comprimento e mais de 110 toneladas a Azimut Grande 30 Metri chama a atenção devido à sua imponência e design exclusivo da marca. É mais um exemplar da Azimut Yachts que permite o máximo de prazer a bordo seja na sua área interna ou externa. Conta com três pavimentos e um flybridge de cerca de 65 m² com jacuzzi, área de refeições e relaxamento.




 

 

 

Marina Beach Towers e Marina Itajaí

Divulgação/Mendes Sibara
Divulgação/Mendes Sibara

Integração – Marina Itajaí disponibiliza ponto embarque e desembarque de embarcações na Barra Sul em Balneário Camboriú. O acordo realizado com a Marina Beach Towers/Mendes Sibara oferece facilidade de acesso aos serviços e atrações de um dos principais destinos turísticos brasileiros.

Por outro lado, moradores do Marina Beach Towers também passam a ter vantagens na Marina Itajaí e podem usufruir de vaga para embarque e desembarque, além de tarifário diferenciado para pernoite e outros serviços de manutenção, que podem chegar a 50% de desconto. A Marina Itajaí recebe embarcações de 24 pés até 170 pés ou mais.

A diretora comercial da Mendes Sibara –  Nathalia Mendes diz que Marina Beach Tower “Hoje, dos 53 apartamentos, temos mais de 30 embarcações residentes e na temporada ainda haverá serviços de charter,” constata Nathalia.




 

 

 

 

Tem brasileiros na Cape2Rio

Foto:Adilson Pacheco
Foto:Adilson Pacheco

 

Tem brasileiro participando da Cape2Rio que tem largada prevista no dia 1º de janeiro.  Sob o comando de Pierre Joulie, o Saravah será o representante brasileiro na Cape2Rio, regata que larga na Cidade do Cabo, na África do Sul, e chega no Rio de janeiro. Além de Pierre, o Team Angola Cables – Mussulo, de bandeira angolana, também terá um reforço brasileiro, o baiano Leonardo Chicourel. Os dois barcos terão pela frente um desafio de 3.357 milhas atravessando o Atlântico.

 

Angola Cables   tem uma tripulação composta por dois velejadores. Leonardo só terá a companhia de Jose Guilherme Mendes Pereira Caldas, dono do barco. O Classe 40, que disputou a Transat Jacques Vabre foi comprado em 2015 e foi todo reformado, já que estava com o mastro quebrado.

 

“Quando você sai para fazer uma travessia de um oceano é muito difícil se prever o que vai acontecer. A vinda para a África é mais complicada do que a ida para o Brasil. Em 2014 um barco igual ao nosso [eles disputaram a competição no Open 60 de mesmo nome] acabou sofrendo um acidente e um tripulante veio a falecer. Correr uma regata é muito mais difícil do que fazer um delivery, ainda mais em dupla, então vai ser bem interessante. Estamos preparados para esta viagem!”, disse Leo.




 

 

Schaefer Yachts no Paraguai

Divulgação
Divulgação

Mesmo sem qualquer ligação com o mar, o Paraguai começa a descobrir a qualidade e as vantagens de se possuir um barco da Schaefer Yachts. Até janeiro serão entregues no país vizinho oito lanchas – seis Phantom 30 3 (30 pés) e duas Phantom 375 (37 pés). A relação com os paraguaios propiciou revendas nas três principais cidades do país – Ciudad del Este, Assunción e Encarnacion. O agora parceiro da empresa – o empresário José Ortiz – explica o motivo da escolha da marca para as águas de rios, lagos e represas paraguaios: “Desde que decidi comprar um barco para utilizar nas águas de Santa Catarina, vários amigos alertaram para a qualidade e tecnologia envolvidas nos produtos da Schaefer Yachts. São barcos que não dão problemas e de navegabilidade ímpar”, afirma.

 

De acordo com Ortiz, o interesse por representar a Schaefer Yachts também veio da experiência ruim de muitos amigos que importavam barcos sem observar critérios importantes, como os motores e a assistência técnica. “Com a chegada da Schaefer agora oferecemos embarcações de primeira qualidade, nível top e damos assistência em todos os aspectos. Isso sem falar nos preços, muito competitivos”, afirma. Ele finaliza ressaltando que os barcos da Schaefer Yachts são perfeitos tanto para águas salgadas quanto doces e que trabalha com toda a linha – uma gama de produtos entre 30 e 80 pés.



 

 

 

 

 

 

 

 

Pit Stop


 

 

Estaleiro Kalmar está com novo direção – Danilo Cunha substitui a Lorena Kreuger no comando do estaleiro que entre seus clientes já atendido está o Torben Grael.

 

Mark Turner comenta em sua page no facebook que é grande o número de medalhistas das olímpiadas no Rio que estão buscando uma participação na próxima Volvo Ocean Race.

 

Bogo inaugurou seu atracadouro na Barra Sul de Balneário Camboriú. O equipamento pode receber turistas de cruzeiros. Em outras palavras – o navio fica em alto mar e os passageiros são transportados em barcos até o atracadouro.

 

Schurmann vão estar na National Geographic em 2017 apresentando semanalmente em 60 minutos um documentário sobre a Expedição Oriente.

Faltam 298 dias para a  largada da 13º Volvo Ocean Race. Alicante/Espanha é o porto de largada.