Campeões da Copa Brasil de Oceano: Itajaí Sailing Team campeão na classe IRC

0
434
Foto:Adilson Pacheco
Foto:Adilson Pacheco

 

Com a disputa das últimas regatas no Rio de Janeiro e na Bahia, chega ao fim a edição 2016 da Copa Brasil de Oceano. Foi um ano de muitas disputas, com eventos no sul, sudeste e nordeste, incluindo regatas longas de vento forte e com lindas paisagens.

Na classe IRC o grande campeão foi o Itajaí Sailing Team, que fez um excelente trabalho não só nas regatas, mas também fora delas. A equipe de catarinense comandada por Alexandre Santos e Marcelo Gusmão deixou sua marca nas inúmeras ações sociais que fez por onde passou, levando livros e material escolar para as escolas estaduais das cidades onde os principais eventos foram disputados. Jackspot, de Pedro Avelino, e Ventaneiro, de Renato Cunha completam o pódio na IRC.

Na ORC o vencedor foi o Miragem, do Comodoro da ABVO Paulo Freire. O time abriu mais de 20 pontos de vantagem sobre o Maximus, de Ralph Rosa, segundo colocado. Angela Star, de Peter Siemsen, campeão em 2016, completa o pódio.

Na RGS mais uma vez deu Inaê Transbrasa. O time de Bayard Umbuzeiro Filho, que é de Santos, participou de diversas regatas pelo país, ganhou pontos dobrados por isso e somou 269 pontos, ante os 197 do Jazz, de John Julio Jansen, segundo colocado. O terceiro lugar ficou com o Asbar II de Sergio Klepacz.

A Mocra teve a disputa mais acirrada, com apenas dois pontos separando o campeão Aventureiro 3, de Hans Hutzler, campeão brasileiro em 2016, e o Jahu II, de Luis Moriel, segundo colocado. Com nove pontos e meio a menos que o vencedor, em terceiro lugar aparece o Patoruzú, de Higinio Marinsalta.

Entre os clássicos o título ficou com o Cangrejo, de Ricardo Carvalho. Em segundo lugar ficou o Marga, de Lars Grael, e o Cairu III, de Roberto Geyer fecha o pódio.

O calendário de 2017 já está sendo atualizado no site da ABVO, para que todos possam se programar para a próxima edição da Copa Brasil de Oceano.