Curitiba – Flores contribuem para a composição de ambientes internos

0
306

 

t

Curitiba– A primavera traz mais verde e colorido para as ruas das cidades. Mas em outras estações, como o verão, pode-se ter essa sensação de aconchego e alegria que vem das plantas e flores. É só trazer para dentro de casa essas cores, desde que com cuidado para que elas possam viver mais.

“Falta verde e vida em nosso cotidiano e as flores trazem essa beleza e estética para dentro de casa”, destaca a arquiteta e designer Katalin Stammer, supervisora dos cursos de Design de Interiores e Design de Jardins do Centro Europeu. “Assim como a composição de cores dos objetos no ambiente, os tons das folhas e cores das flores influenciam no efeito geral da composição. Essa é uma solução simples para alterar a cara da sua casa e renovar as energias”, indica a arquiteta e designer.

Katalin destaca, também, que é necessário ter um olhar atento para o ambiente e identificar se é quente, úmido, iluminado ou escuro para escolher a melhor planta para cada local e casa. “As flores são muito sensíveis e precisam de um cuidado especial para que elas continuem bonitas e saudáveis durante o maior tempo possível. Mas ao contrário do que muitos pensam, não é tão complicado assim. Dedicando alguns minutos do dia para as plantas, é fácil ter uma casa aconchegante, colorida e perfumada”, detalha.

Para a profissional, plantas como astromélia, orquídea e gloxínia são ótimas opções para quem pretende dar um toque especial aos ambientes internos. “Essas são algumas flores que costumo usar em meus projetos. Elas têm cores interessantes e são facilmente encontradas nas principais floriculturas do país, além de permanecerem bonitas por um bom período”, conta Katalin.

Jardins de Verão

Para quem tem jardim em casa e pretende deixá-lo ainda mais florido, algumas plantas acabam combinando mais com a estação mais quente do ano, tanto nos aspectos estruturais quanto na resistência ao calor. “Nessa época, algumas flores ajudam a colorir o ambiente, especialmente o beijo americano, a vinca, a sálvia, a onze horas e a margarida”, indica o biólogo e consultor de vendas da Esalflores, Luis Henrique Cunha Vieira. “O ideal é regar as plantas duas vezes por semana. Além disso, é importante borrifá-las em dias secos e quentes”, explica.

Já para o outono e para o inverno, as flores mais indicadas são o amor perfeito e a boca de leão. A begônia, flor classificada como perene, ou seja, que possui um ciclo de vida permanente é outra espécie aconselhada. Por se adaptar muito bem às variações climáticas, ela pode ser uma boa opção para o ano todo. “Para manter um jardim sempre florido, é necessário que as pessoas pesquisem um pouco e peçam a ajuda de especialistas para encontrar a planta ideal para cada estação do ano. Com um pouco de cuidado, é possível atingir essa meta com facilidade”, completa o biólogo.