
Brasília – O cearense Thiago Monteiro foi o vencedor no desafio contra o paulista Rogerio Dutra Silva pelo Brasil Masters Cup apresentado por Champion Volvo no Iate Clube de Brasília, na capital federal. Também foram definidos na sexta-feira os finalistas dos torneios Infantojuvenil e de Tênis em Cadeira de Rodas. As finais aconteceram no sábado.
Em meio à pré-temporada para 2017, Rogerinho e Monteiro fizeram um duelo equilibrado no saibro em Brasília. A chuva que ocorreu uma hora antes da partida deixou a quadra mais pesada, mas não atrapalhou a partida. Ambos os tenistas entraram em quadra com camisas em homenagem às vítimas do acidente com o vôo da Chapecoense na madrugada da última terça-feira, na Colômbia. As camisas, assim como as logos de rede continham a mensagem #ForçaChape.
Rogerinho começou melhor e conseguiu uma quebra logo no começo do primeiro set, mas Monteiro se recuperou bem e conseguiu devolver a quebra e fechou a parcial no serviço do paulista. No segundo set foi a vez de o cearense ter um melhor início e desta vez Monteiro aproveitou a oportunidade de sacar para o jogo e venceu por 2 sets a 0, com 7/5 6/3.
No sábado aconteceu o Desafio Profissional Feminino, a partir das 13h, com a atual número 1 do Brasil na WTA, a paulista Beatriz Haddad Maia, contra a brasiliense Andressa Souza.
No torneio de Tênis em Cadeira de Rodas, a favorita Natalia Mayara venceu sua partida contra Marisa Ferreira por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 6/1, e vai duelar pelo título com a mineira Meirycoll Duval, classificada com vitória diante da jovem Maria Fernanda Alves por 6/0 6/2.
O título masculino será decidido entre os atletas paralímpicos Carlos Santos, o Jordan, e Rafael Medeiros. Jordan venceu a semifinal contra Bruno Makey por 2 sets a 1, com parciais de 6/3 6/7 6/3, enquanto Medeiros bateu Abalberto Rodrigues por 6/0 6/2.
Pelo torneio Infantojuvenil, o pernambucano Aécio Neto superou o paulista Zack Silva com 7/5 6/0 para ir à final contra o paranaense Lucca Liu, que venceu o conterrâneo Percy Buffara por 7/5 6/2 na categoria 12 anos masculino. O título feminino será decidido entre duas paranaenses. Nicole Serraglio venceu na semifinal a pernambucana Monique Lima por 6/1 6/3, enquanto Maria Eduarda Mauad bateu a também paranaense Maria Luisa Bloot por 6/4 6/1.
Na categoria 14 anos masculino, o paraense Joaquim Almeida garantiu vaga na final ao derrotar o paulista André Silva por 6/2 7/5 e enfrenta o paulista Gabriel Generoso, que passou pelo pernambucano Ernani Costa Neto por 6/3 6/0. A catarinense Namie Isago se garantiu na final ao vencer a semifinal contra a goiana Mariana Peracini, que se retirou da partida quando perdia por 6/3 4/1. A outra finalista é a paulista Juliana Munhoz, que superou Maria Gouveia por 6/2 6/0.
O título da categoria 16 anos masculino terá um tenista anfitrião na disputa, o brasiliense Paulo Saraiva, que superou o paulista Rafael Silva na semifina com 6/7 5/2 e retirada. O paulista Raí Araújo se classificou para a decisão ao vencer a semifinal contra o paranaense Eduardo Almeida por 6/0 5/7 6/0. A final feminina será disputada entre a paulista Isabela Bifano e a tenista anfitriã Luiza Fullana. Bifano venceu a semifinal contra a carioca Camilla Lago por 6/1 6/2, enquanto Fullana passou pela mineira Mariane Lima com 6/0 6/5 e retirada
O Brasil Masters Cup
é apresentado por Champion Volvo e tem o patrocínio master dos Correios, o patrocínio Iate Clube de Brasília e VIP Service. Apoio Asics, Tretorn, Kaebisch e Federação Brasiliense de Tênis. Realização Confederação Brasileira de Tênis. Promoção Zenith Sports.
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, o co-patrocínio da Asics – marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn – bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/cbtenis