Brasília – Tenistas de 12 estados entram em quadra a partir desta sexta-feira para a disputa do Brasil Masters Cup 2016, que conta com a participação de atletas que se dedicaram ao longo da temporada e chegaram por merecimento ao torneio que encerra o ano do tênis brasileiro. Os jogos acontecem a partir das 8h nas quadras do Iate Clube de Brasília, no Distrito Federal.
O público poderá conferir a disputa das categorias 12, 14 e 16 anos masculino e feminino do torneio infantojuvenil e também terá a oportunidade de ver atletas olímpicos e paralímpicos em ação. A programação desta sexta-feira terá como atração principal, a partir das 19h, uma partida de exibição entre o cearense Thiago Monteiro, grande sensação do tênis brasileiro na temporada, e o paulista Rogerio Dutra Silva, que disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ambos fecharam o ano no top 100 da ATP e estão garantidos no Australian Open. O duelo será na quadra central do Completo de Tênis do Iate Clube e terá transmissão ao vivo pelo Sportv 3.
O Brasil Masters Cup conta mais uma vez com o torneio de Tênis em Cadeira de Rodas, com a presença de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, além de jovens promessas da modalidade.
Um dos destaques brasileiros no ano, Natalia Mayara disputa a chave feminina contra a experiente catarinense Marisa Ferreira, além da mineira Meirycoll Duval e a brasiliense Maria Fernanda Alves, que tem apenas 16 anos e foi um dos destaques das Paralimpíadas Escolares na última semana.
Atletas que também competiram na Rio 2016, Carlos Santos, o Jordan, e Rafael Medeiros são os destaques da chave masculina no Brasil Masters Cup. Eles competem com o goiano Bruno Makey e o capixaba Adalberto Rodrigues.
O torneio infanojuvenil tem atletas de Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo na disputa por um dos títulos mais importantes da temporada.
Disputam a categoria 12 anos masculino, o pernambucano Aécio Fonte, os paranaenses Lucca Liu e Percy Buffara, os baianos Leonardo Oliveira e Felipe Ignacio, o mineiro Giacomo Moreira, o paulista Zack Silva e o brasiliense João Rafael Vieira.
A chave feminina da categoria 12 anos conta com as paranaenses Nicole Serraglio, Maria Luisa Bloot e Maria Eduarda Mauad, a brasiliense Ana Beatriz Reis, a pernambucana Monique Lima, a paulista Giovanna Piedemonte, a mineira Maria Eduarda Lima e a catarinense Valentina Santos.
Na disputa pelo título da categoria 14 anos masculino estão os paulistas André Silva, Gabriel Generoso e Marcelo Romboli Filho, o paraense Joaquim Almeida, os pernambucanos Diogo Tinoco e Ernani Costa Neto, o paranaense Eduardo Stephanes e o brasiliense Thiago Cesário.
O título feminino de 14 anos será disputado pela catarinense Namie Isago, as paulistas Juliana Munhoz e Maria Fernanda Gouveia, as brasilienses Bruna Sampaio e Julia Moraes, a gaúcha Sophia Xavier e a goiana Mariana Peracini
A busca pelo título de 16 anos masculino terá os brasilienses Paulo Saraiva e Gustavo Campos, o cearense Jackson Xavier, os paulistas Rafael Silva e Raí Araújo, o mineiro Lucas Dini, o paranaense Eduardo Almeida e o gaúcho Giovanni Araújo.
Na chave feminina de 16 anos competem as paulistas Isabela Bifano e Raquel Generoso, as brasilienses Luiza Fullana e Beatriz Sattin, a carioca Camilla Lago e a mineira Mariane Lima.
No sábado acontecem as finais dos torneios infantojuvenil e de cadeirantes, além do Torneio Corporativo Champion Volvo Invitational, clínicas de tênis com atletas e técnicos profissionais, além da partida de exibição entre a número 1 do Brasil no ranking da WTA, a paulista Beatriz Haddad Maia, e a brasiliense Andressa Silva.