Salão Náutico Marina Itajaí – Veleiro Itajaí Sailing Team ficará em exposição

0
701

DSC01932 (2)

No sábado, 23 de julho, embarcação terá a bordo o velejador catarinense André Fonseca, o Bochecha

O veleiro Itajaí Sailing Team – espécie de embaixada flutuante de Itajaí e que representa a cidade em competições oficiais – vai ficar em exposição na Marina Itajaí durante a primeira edição do Salão Náutico que será realizado de 21 a 24 de julho. O salão está sendo realizado em uma área de mais de 18 mil m² incluindo vagas secas e molhadas. O objetivo é reunir produtos e serviços que compõem a cadeia náutica para geração de negócios, além de proporcionar aos visitantes opções da alta gastronomia e de lazer. No sábado, o veleiro terá a bordo o técnico da equipe, o velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, e sairá para velejar com convidados da organização do salão.

 

O veleiro da equipe itajaiense é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. O barco tem 12,30 metros de comprimento, 3,75 de largura, 2,60 metros de calado, pesa 4.200 quilos e tem um mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. Trata-se de um barco planador que apresenta grande desempenho nos ventos de popa (parte traseira do barco) e través (tomada lateral) e, algumas vezes, veleja acima da velocidade do vento. A base do veleiro é a Marina Itajaí, uma das mais modernas do país.

 

A embarcação é um projeto do consagrado projetista náutico argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe é treinada pelo velejador André Fonseca, o Bochecha, e tem no comando o velejador  Marcelo Gusmão.

 

Sobre Bochecha

 

O currículo de Bochecha é extenso na modalidade, com participações em Olimpíadas, mundiais e regatas oceânicas pelo mundo. Foram três campanhas na Volvo Ocean Race. Em 2005-2006, o velejador esteve no inédito barco Brasil 1. Anos depois, em 2008-2009, fez parte do holandês Delta Lloyd e na edição 2014-2015 da Volvo, integrou a equipe da Mapfre, sendo único atleta do brasileiro da competição.