Blumenau- Conheça sete benefícios para adultos praticarem ballet

0
338

 

Carlos Gomes (1)

A Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes tem hoje mais de 31 turmas com aulas de diferentes tipos de dança.


*Camila TibesBlumenau
Oficina das palavras
Post:2/3-10:25


 

– Às vezes precisamos de algo que nos faça, nem que seja por alguns momentos, esquecer dos problemas e espantar as energias negativas, que traga mais alegria e positivismo para o cotidiano. Muitos buscam pela academia, por algum esporte ou até mesmo artesanato. Mas uma opção que ajuda, e muito, a espantar os males é a dança. Esse universo, que envolve passos e compassos, auxilia tanto na saúde física quanto mental. A Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes tem hoje mais de 31 turmas com aulas de diferentes tipos de dança, mas uma em especial é bem conhecida do público: o ballet clássico. E essa prática, comum para crianças em fase de crescimento e desenvolvimento, também serve para adultos, sem nenhuma restrição de idade.

Para Cleia Nebelung, de 57 anos, a dança a transforma e traz melhorias para a vida como um todo desde 1983. No currículo, ela tem Dança Contemporânea, Sapateado e Ballet Clássico. Cleia comenta que nunca foi fã de academia e viu a dança como uma opção prazerosa, afinal, você se solta, sorri, brinca e faz muita coisa séria também. Há três anos, ela resolveu se aventurar pelo Ballet Clássico. “Os benefícios são inúmeros. Praticar ballet ou qualquer outro tipo de dança só faz bem, você se exercita, melhora a autoestima. Quando você pisa no palco é uma artista e esta sensação é impagável. A dança sempre foi minha grande terapia. Mas isso não quer dizer que você não saia de uma aula com algumas dores, às vezes um ‘machucadinho’ aqui, outro ali, mas tudo faz parte. Eu só tenho a agradecer a dança, afinal estou com 57 anos e não pretendo parar tão cedo”, acrescenta.

Para Maria Beatriz Niemeyer, diretora artística do Pró-Dança há 30 anos, vale a pena investir na dança em qualquer idade. “Com nossa vida sedentária e ao mesmo tempo agitada em excesso, buscar o equilíbrio e a tranquilidade já se tornaram uma questão de saúde. A dança trabalha muito bem esses dois aspectos, pois combina coordenação, ritmo e expressão, tornando-nos únicos em nossos movimentos e colocando-nos em contato com nosso eu mais genuíno”, destaca. A professora listou sete benefícios do ballet clássico seguindo dicas da Dancelova Dance Academy, da California (EUA). Confira:

Músculos alongados e flexíveis;


Uma postura melhor, que irá melhorar sua maneira de andar, sentar, mover-se;
Autoconfiança motora, pois você terá mais consciência e mais domínio sobre seu corpo, o que gerará segurança;
Redução de peso e fortalecimento da musculatura, desde que adotando uma alimentação saudável;
Flexibilidade, com muito menos chances de ter dores ou machucar-se na vida cotidiana;
Saúde mental e emocional;
Dissolução do estresse.




*EDIÇÃO DA REDAÇÃO


 

*Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
adilsonpachecoredacao@gmail.com
https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
<ahref=”https://issuu.com/regatanew_sc”>https://issuu.com/regatanew_sc