Samir Barel será uma das atrações da abertura do circuito nacional de Maratonas Aquáticas marcada para domingo (28), em Porto Belo

0
301

nadador

Campeão do circuito em 2014, nadador se prepara para travessia do Canal da Catalina, uma das mais difíceis do mundo. Ele será uma das atrações da abertura do circuito nacional da modalidade, marcada para este domingo (28), em Porto Belo (SC).


Edição – Adilson Pacheco
adilsonpachecoredacao@gmail.com
Fonte: Flávio Perez/Onboardsports
Post – 25/1-10:22


 

Samir Barel está de volta a Copa Brasil de Maratonas Aquáticas da CBDA. O atleta paulista, que há alguns meses conseguiu superar a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, e também já concluiu algumas das provas mais longas do mundo, será uma das atrações da abertura do circuito nacional da modalidade, marcada para este domingo (28), em Porto Belo (SC).

Campeão da primeira edição da Copa Brasil, em 2014, Samir chega ao litoral catarinense com uma grande novidade. O atleta está pela primeira vez sendo treinado por uma mulher, a espanhola Esther Nuñez, bicampeã do Grand Prix de Águas Abertas da FINA, principal circuito de provas de longa distância (acima de 15k) do mundo. “Estou gostando muito dos treinamentos e dos resultados. A Esther mora na Espanha e me passa os treinamentos através de planilhas. Acredito que, mesmo a distância, ela irá contribuir bastante para que eu atinja minhas metas e possa desenvolver meus pontos fortes e fracos, uma vez que sua experiência em águas abertas é muito ampla”, explica o atleta de 32 anos.

A participação de Samir Barel na competição em Porto Belo faz parte da preparação do atleta para a travessia do Canal da Catalina. A prova nas águas frias do Oceano Pacífico, ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos, é considerada uma das mais desafiadoras do circuito mundial, devido as correntezas imprevisíveis e por ser em uma área que atrai muitos tubarões. Se conseguir concretizar o percurso de 34k, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a “Tríplice Coroa das Águas Abertas”, as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP),


 

mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”. Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.