Joinville : Ranking Norte Catarinense promove campeonato anual náutico

0
124

ESPECIAL (2)

 

 

Santa Catarina está se voltando para o esporte náutico – claro que o brasileiro ainda é voltado literalmente para o futebol. Mas, aos poucos o esporte náutico vem ganhando espaço e já mostrando para o mercado que é um gerador de emprego e renda.


Editor – Adilson Pacheco
adilsonpachecoredacao@gmail.com
Post-16/01-12:12


 

Santa Catarina está se voltando para o esporte náutico – claro que o brasileiro ainda é voltado literalmente para o futebol. Mas, aos poucos o esporte náutico vem ganhando espaço e já mostrando para o mercado que é um gerador de emprego e renda.

    As cidades

 


 

de Porto Belo, Balneário Camboriú e Penha tem sido palco de competições de surf, stand-up, windsurfe, hobie-cat, entre outros.

   Já Itajaí


 

tem se voltado para grandes regatas internacionais como a Transat Jacques Vabre e a Volvo Ocean Race – dois mega eventos que lançou a cidade no mercado de grandes eventos mundiais.

  Ainda em Itajaí, a Associação Náutica de Itajaí, ANI, promove a regata da Marejada e a regata da cidade – esta última é fantástica e envolve 280 estudantes da rede municipal que participam de programas de navegação da escola náutica. E ainda no polo náutico brasileiro, Itajaí – a cidade tem seu time oficial de competição náutica – o Itajaí Sailing Team, comando pelo Alexandre Santos que tem feito a diferença pelos eventos que tem participado e conquistado troféus





Ilha de Santa Catarina

 


Já na Ilha de Santa Catarina/Florianópolis – a AVELISC – Associação de Velejadores promove eventos náutico envolvendo várias categorias. A Associação de Canoa a Vela da Costa da Lagoa – é presidida pelo Alessandro Almeida.

Tem ainda – a regata organizada pelo Bruno Wildner – Desafio das Fortalezas.

Mas o Iate Clube de Santa Catarina,

comandado pelo comodoro Alexandre Back é o grande fomentador e promotor e eventos náutico de alto nível. Ali são desenvolvida ações – ações envolvendo a juventude e experientes marinheiros.
 A Escola de vela do ICSC possui grande tradição no ensino do Iatismo e tem formado velejadores de cruzeiro e competição há muitos anos. Com metodologia educativa e pedagógica elaborada por profissionais de reconhecida capacidade técnica neste segmento, o ICSC tem entre seus principais objetivos a excelência no ensino e prática da vela.


Iate Clube de Santa Catarina atua diretamente com o trabalho de Lei de Incentivo ao Esporte, visando o ensino da prática de vela, da formação ao alto rendimento, oferecendo suporte as classes Optimist, Snipe e Laser.
O Projeto Talentos Olímpicos, ensino da prática de vela da formação ao rendimento n°. SLIE 1306895-48, Nº Processo: 58701.011265/2013-49. contempla durante o ano de 2015 uma estrutura ímpar para os atletas de vela do clube como: passagem e hospedagem para os atletas, técnico e coordenadores técnicos e pedagógicos, ticket alimentação, traslados dos barcos e bote de apoio para acompanhamento dos atletas em competição, taxas de inscrição para os atletas, uniforme e colete para competição com as logomarcas dos patrocinadores e banners do projeto com as logomarcas dos patrocinadores.
O projeto contempla ainda, apoio as principais competições de vela do calendário oficial 2015. Na gestão do Comodoro Alexandre de Carlos Back se ampliou o número de classes de vela atendidas pelo clube: Snipe, Optimist e Laser. O trabalho conjunto e o empenho de toda a equipe vêm tornando o ICSC-VI uma referência no desenvolvimento de projetos esportivos incentivados, para a vela naciona


 

A última regata  de 2015 do ICSC, foi a Volta a Ilha com participação de 25 veleiros.

Já no mês de janeiro o Veleiros da Ilha – promove com a participação de Aproximadamente 200 atletas o 44º Campeonato Brasileiro de Optimist na raia de Jurerê, considerada por muitos como a melhor do país. A competição, que tradicionalmente ocorre no mês de janeiro, sendo uma das duas seletivas brasileiras para o Campeonato Mundial, Europeu e Norte-Americano da categoria. Campeonato Nacional de Optimist – envolvendo mais de 200 jovens desportistas de todo o Brasil.

E para  fechar o primeiro mês de 2016 – no dia 27 de janeiro/Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina – na Sede Oceânica em Jurerê




Ranking Norte Catarinense


Agora no norte, o Ranking Norte Catarinense de Monotipos – tem uma forte atuação de eventos ao longo do ano. O Adam Max Mayerle acaba de divulgar o calendário de eventos para 2016. Ao todo são 13 regatas – e é interessante ver que estes eventos são realizados em várias cidades do norte como :Armação; Barra Velha, Penha, Porto Belo, Barra Sul e Joinville.
Os eventos envolve as classes: Laser, Laser 4.7, Holder, Magnum 422, Hobie 3.9, Dingue, Oday12, Laser Vago, Day Sailer, 420, 470, Snipe, Byte, Mistral, HobieCat 14 e 16, Hobie Cat 14 Dinocat, SuperCat 17, Acat, Prancha a Vela, Optimist, Shellback –
Para quem pensa que os desportistas são apenas grupos apaixonados pelo mar nos finais de semana – a realidade não é bem assim. Só para citar um exemplo, Adam Max Mayrle participou do Mundial de Hobie Cat 14 em 2015 no Lago de Garda, Itália. Participaram do evento desportista da Áustria, Austrália, Bélgica, Dinamarca, África do Sul, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Suécia, Grã-Bretanha, Brasil, Venezuela, Taiti, Tunísia, Ilhas do Canal, Guadalupe, Polônia, Canadá, Holanda, Grécia, Suíça, os EUA, Itália

Regata Armação


Pois é, o Ranking Norte Catarinense – tem sua primeira regata no dia 23 de janeiro – em Armação. Está programado para às 11h – Reunião com os velejadores;
13h – Largada 1ª regata;16h – Confraternização;17h – Premiação. A competição ocorre no meio da praia da Armação – Penha e é válido para o ranking 2016 de Monotipos. A regata será disputada segunda as regatas da ISAF. Poderão se inscrever barcos das classes: Laser, Laser 4.7, Holder, Magnum 422, Hobie 3.9, Dingue, Oday12, Laser Vago, Day Sailer, 420, 470, Snipe, Byte, Mistral, HobieCat 14 e 16, Hobie Cat 14 Dinocat, SuperCat 17, Acat, Prancha a Vela, Optimist, Shellback. Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe. A inscrição é gratuita.


Programação de Regata do Ranking Norte Catarinense em 2016


 

• Armação 23/jan
• Barra Velha 13/fev
• Penha 27/fev
• Zimbros 12/mar
• Itacolomi 02/abr
• Porto Belo 16-17/abr
• JIC 07/mai
• Porto Belo 11/jun
• JIC 27/ago
• Barra do Sul 17/set
• Florianópolis 15/out
• Porto Belo 19/nov
• Marinha 03/dez