Está valendo! Regata Transat Jacques Vabre larga para o Brasil

0
100

 

CopyrightThierry Martinez  Gitana SA (2)

 

Está valendo! Regata Transat Jacques Vabre larga para o Brasil

Editor – Adilson Pacheco


 

Slide8

 

 

NR: Toda cobertura realizada na largada da Transat Jacques Vabre – em Havre postada no Regata News/site/newsletter/facebook/revista contou com ampla cobertura da velejadora Izabel Pimentel. Tivemos apoio ainda do jornalista Flávio Perez e da Raquel Cruz. Inquestionavelmente foi uma grande cobertura. Obrigado Izabel, Flávio e Raquel.


 

 

A 12a edição da Transat Jacques Vabre começou, na manhã de domingo (25), com a participação de 42 barcos divididos em quatro classes. Os modernos veleiros da Class40, Multi50, IMOCA e Ultime partiram da francesa Le Havre para uma aventura de 10 mil quilômetros com destino a Itajaí, em Santa Catarina. A prova é disputada em duplas e terá a estreia de uma equipe brasileira: Eduardo Penido e Renato Araújo formam a parceria a bordo do barco ZETRA, que compete contra outros 13 veleiros da Class40. ”A nossa vantagem é que, de todos os barcos da Transat Jacques Vabre, a gente é a única equipe que vai pra casa e não precisa voltar para seus países quando a regata acabar”, brincou o campeão olímpico Eduardo Penido.

   Os barcos partiram da baía de Paul Vatine nas primeiras horas da manhã do domingo, com os termômetros marcando 10 graus. A largada foi dada às 13h30 (10h30 Horário de Brasília) com ventos fracos e muita corrente, o que atrasou a entrada da flotilha no Canal da Mancha. Depois de um percurso entre boias, os barcos iniciaram a viagem ao Brasil. O Zetra de Edu Penido e Renato Araújo oscilou bastante variando entre sétimo e décimo segundo nas primeiras horas de prova. ”A ansiedade é grande, pois não é uma prova simples de ser feita. Primeiro objetivo é passar esse trecho mais difícil no Golfo de Biscaia e depois poupar o barco para tentar chegar inteiro em Itajaí”, contou Renato Araújo.

Cada classe terá seu vencedor. Como os veleiros são praticamente iguais, a regra diz que quem chegar em primeiro será o vencedor. Os Ultime devem completar o percurso em até 11 dias, os IMOCAS e os Multi50 em até 20 dias e os Class40 de 20 a 30 dias.