Instituto Esporte e Educação leva metodologia do Esporte Educacional ao CBAFS 2025, no Recife (PE)

0
3

IEE participa do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde com a oficina “Esporte Educacional e Justiça Social – Experiências e Práticas Transformadoras” e a apresentação da pesquisa “Formação Continuada de Professores: qualificação da educação física escolar por meio do esporte educacional”

Outubro, 2025 – Ao longo de sua história, o Instituto Esporte e Educação (IEE) vem mostrando que o Esporte Educacional é muito mais do que uma prática corporal — é uma ferramenta de transformação social, que promove autoestima, pertencimento, saúde, autonomia e protagonismo. Em um País marcado por profundas desigualdades, essa abordagem se traduz em ações concretas de inclusão social, alcançando crianças, adolescentes, jovens e educadores em todo território nacional.

Na quarta-feira (29), às 14 horas, o IEE levará a metodologia do Esporte Educacional ao Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), no Recife (PE), na oficina “Esporte Educacional e Justiça Social – Experiências e Práticas Transformadoras”, que convida educadores, gestores e pesquisadores a uma imersão na metodologia e nas práticas do Instituto.  Além disso, também apresentará a análise de uma pesquisa do impacto das formações do IEE, com o tema “Formação Continuada de Professores: qualificação da educação física escolar por meio do esporte educacional”.

O CBAFS 2025 será realizado até sexta-feira (31). Um evento científico bianual e uma ação itinerante da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde (SBAFS), congregando pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde, em especial da área de Educação Física, a fim de discutir sobre os avanços na pesquisa e na intervenção em atividade física e saúde.

“Mais do que compartilhar resultados, a presença do IEE no CBAFS reafirma que o esporte é um campo de transformação social, inclusão e equidade, capaz de inspirar políticas públicas estruturantes que integrem educação, saúde e cidadania”, destaca Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.

Experiência em Cabo de Santo Agostinho e Formações – A oficina do IEE, apresentada por Celiane, mostrará uma experiência concreta, desenvolvida no município de Cabo de Santo Agostinho (PE), onde jovens protagonizam ações esportivas e culturais em suas comunidades, ampliando o acesso ao esporte e fortalecendo redes locais de solidariedade e pertencimento.

Esses jovens, que integram o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, estarão presentes compartilhando seus relatos de vida e apresentando um jogo autoral, criado a partir dos princípios do esporte educacional — um símbolo de criatividade, engajamento social e apropriação da própria cultura corporal.

E o IEE mostrará no evento, com a subcoordenadora Ana Carolina Martins de Oliveira, a análise de pesquisa qualitativa descritiva para identificar o impacto das formações desenvolvidas pelo IEE, em parceria com 41 municípios, em 13 estados brasileiros, entre 2021 e 2022.

“Participo desse congresso desde 2015, como cursista e com posters e trabalhos desenvolvidos relacionados a minha atuação profissional e acadêmica. Será de muita relevância apresentar dados relacionados às ações e ao trabalho efetivo do IEE, fortalecendo e elucidando a prática com embasamento teórico por meio da metodologia do Esporte Educacional”, afirma Ana Carolina.

Em 25 anos de atuação, o Instituto Esporte e Educação prova que o esporte, quando vivido com intencionalidade pedagógica, sensibilidade social e compromisso com a equidade, se torna uma das mais poderosas ferramentas de redução das desigualdades, formação cidadã e emancipação juvenil. O legado do IEE está não apenas nas quadras, mas nas trajetórias de jovens brasileiros que, por meio do esporte, descobriram novas possibilidades de futuro — e um novo sentido de justiça social.

O IEE constrói uma trajetória marcada pela inovação, pelo compromisso social e pela defesa do direito de todos à prática esportiva como elemento essencial para o desenvolvimento humano e para a justiça social. O Instituto nasceu com o propósito de democratizar o acesso ao esporte e de transformar a escola e a comunidade em espaços de aprendizado, convivência e emancipação.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, Itaú, BTG Pactual, SHELL Brasil, VALE, Instituto Motiva, Novelis, Bank Of America, Grupo HDI e HDI Global Seguros, Cogna Educação, Aché, Zurich, Comgás, Pfizer, Polimix, CTC-Centro de Tecnologia Canavieira, Concessionária Aeroportos Amazonia, BIC Amazonia, Grupo Eaton, Verde Asset Management, Grupo ABBOTT, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, PRAGMA Gestão de Patrimonio, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN,
Santil, TrackAndField, Localiza&CO e Instituto Localiza via Lei de Incentivo ao Esporte Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL e NIKE.

Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Foto: IEE / Divulgação