ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro reúne as melhores atletas do mundo e define as campeãs mundiais de 2025

0
5

A última etapa do Circuito Mundial coloca o Espírito Santo no centro das atenções da modalidade a partir desta quinta-feira (11), reunindo cerca de 120 bodyboarders, de mais de 10 países, decidindo os títulos nas categorias Profissional, Pro Junior e Máster, contando ainda com a PCDs e Mães & Filhos

Setembro, 2025 – O Circuito Mundial de Bodyboarding conhecerá suas campeãs da temporada no Brasil. A partir desta quinta-feira (11) e até o dia 21, as melhores atletas do ranking mundial do IBC (International Bodyboarding Corporation) estarão no Espírito Santo para a disputa do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom. O evento, válido pela última etapa feminina do Circuito, será realizado na praia de Jacaraípe, na Serra, definindo os títulos das categorias Profissional, Pro Junior e Máster, estas duas últimas em etapa única no Circuito, exclusivas do Wahine.
Serão aproximadamente 120 bodyboarders, de mais de 10 países, na competição que terá uma premiação total de 45 mil dólares (R$ 240 mil), um aumento de 28,5% em relação à edição 2024. Nos próximos dias, as ondas de Jacaraípe vão se transformar, mais uma vez, no centro das atenções do bodyboarding no mundo.
Juntamente com as categorias Profissional, Pro Junior e Máster, valendo o título mundial de 2025, serão realizadas categorias especiais: PCDs (amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais), exclusiva no Wahine, sem contar pontos para o Circuito Mundial, e Mães&Filhos, celebrativa, sem caráter competitivo oficial.
Encontro abre a programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro – A programação oficial do evento começou nesta quinta-feira com os jornalistas sendo recebidos no Centro de Educação Ambiental (CEA), na ArcelorMittal Tubarão, na Serra, em encontro que contou com a presença de Neymara Carvalho, idealizadora e organizadora do evento, patrocinadores, apoiadores e atletas que estarão nas ondas de Jacaraípe.
“O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro é um marco de empoderamento feminino no esporte e na sociedade. Além de reunir as melhores atletas do mundo, o evento abre espaço para promover a inclusão, respeito às pessoas e ao meio ambiente, transformação social. Para nós, na ArcelorMittal, também é uma iniciativa que reafirma nosso compromisso de desenvolver de maneira sustentável as comunidades onde estamos presentes, movimentando a economia e o turismo”, afirmou João Bosco Reis da Silva, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal. “Um momento especial de celebração do esporte, marcado pelo encontro de diferentes gerações. Na água, todas são competidoras, mas desejo que vocês também espalhem o espírito do amor neste evento. Sejam felizes no Espírito Santo”, completou.
A pentacampeã mundial Neymara Carvalho, idealizadora e organizadora do evento, fez questão de destacar o apoio recebido de João Bosco e da ArcelorMittal, que abriram novas oportunidades tanto para ela quanto para sua filha, Luna Hardman, permitindo que ambas pudessem seguir suas trajetórias no esporte com conquistas expressivas. “Após o apoio à Luna, ele me perguntou se eu também gostaria de voltar em grande estilo. E foi assim que retornei, conquistei novos títulos e vi minha filha seguir o mesmo caminho. O esporte é universal e nos aproxima de pessoas diferentes, e tudo se conecta pela grandeza de Deus”, destacou a capixaba, que paralelamente aos torneios atua como uma verdadeira embaixadora do bodyboarding, divulgando o esporte, apoiando a nova geração, há 20 anos à frente do Instituto Neymara Carvalho (INC).
Ações especiais para mulheres, crianças e de sustentabilidade – Ao longo do evento, paralelamente às baterias, estão programadas ações como limpeza de praia e roda de educação ambiental. Destaque, também, para o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, conhecido como Ônibus Rosa, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo que tem como objetivo dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. E para a área kids, que será atração entre a criançada e a comunidade do entorno do campeonato, gratuita, no final de semana. Antes, no dia 30 de agosto, na programação anterior ao evento, foi realizado um aulão social, na praia de Carapebus, com um número recorde de 300 crianças e adolescentes.
Segundo a juíza Dra. Hermínia Azoury, que também é Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, foi uma grande satisfação participar do encontro e estar na ArcelorMittal Tubarão, empresa que classificou como responsável e cidadã. Ela destacou a valorização das pessoas com deficiência dentro do evento e a alegria de ver o esporte ganhando espaço e promovendo inclusão.

“Em 2001, quando vim trabalhar no município de Serra, ouvi falar da ArcelorMittal como uma empresa cidadã. E essa percepção só se confirmou ao longo dos anos. Tenho muito carinho por esta empresa, que considero magnífica”, disse a juíza, desejando sucesso ao campeonato e às atletas que seguem evoluindo com talento e dedicação.

Destaques do Brasil e do Exterior em Jacaraípe – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro reunirá nomes como a líder e a vice-líder do ranking mundial, Namika Yamashita (Japão) e Alexandra Rinder (Áustria), assim como a quarta colocada, a portuguesa Joana Schenker. O Brasil estará representado por atletas capixabas como Neymara Carvalho, número cinco no ranking mundial; Maíra Viana (carioca radicada no estado), décima primeira do mundo; Maylla Venturin, número sete; além de Luna Hardman (21ª) e Bianca Simões (oitava), destaques da nova geração.

“Quero participar das baterias, uma por uma, vencer bem, em busca de me tornar a campeã mundial”, observou a líder do ranking, Namika Yamashita, durante o encontro com os jornalistas nesta quinta.

Assim, as melhores colocadas no ranking vão em busca do título no Espírito Santo, com a categoria Profissional prometendo muito equilíbrio na definição da campeã 2025.

Atual campeã mundial, Maíra, 37 anos, comemorou o título de 2024 na etapa de Sintra, em Portugal, encerrando a temporada como líder do ranking do IBC. Maylla, 49 anos, é tricampeã brasileira e três vezes vice-campeã mundial – em 2024 terminou o Circuito Mundial em quinto lugar. Neymara, 49 anos, é pentacampeã mundial e soma dez títulos brasileiros na carreira. Nesta temporada está participando de mais uma edição do Circuito Mundial, que disputa há 30 anos, tendo conquistado o pódio na etapa de Sintra, em Portugal, no domingo passado, terminando em terceiro lugar e subindo uma posição no ranking mundial.

A capixaba Luna Hardman, 19 anos, bicampeã mundial Pro Junior de bodyboarding, retorna ao mar no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, após cirurgia nos ombros, atual campeã da categoria Pro Junior no evento e vice-campeã na Profissional. Bianca Simões, 19 anos, é cria do Instituto Neymara Carvalho e, no Circuito Mundial 2025, ficou em quinto lugar na etapa de Iquique, no Chile, e em nona na de Sintra, em Portugal.

Luna é filha de Neymara e a disputa de mãe e filha, competindo juntas na categoria Profissional, é um dos destaques do evento. Desde o ano passado, Neymara tem vivido uma nova experiência na carreira: a de ser adversária de Luna, que está ligada ao bodyboarding desde a barriga da mãe e, aos 12 anos, começou a seguir seus passos no esporte.

Máster e PCDs no evento – Na categoria Máster, presença da carioca Mariana Nogueira, a atual campeã, que busca o tetracampeonato – campeã nas últimas três edições e um dos grandes nomes do esporte no País. Estarão na Serra, também, Luana Dourado e a vice-campeã Catarina Souza. Na Pro Junior, presença confirmada da chilena Constanza Souto. A Máster terá uma atleta convidada com muita história para contar. Em 1995, ela foi a primeira campeã do Circuito Mundial de Bodyboarding. Desde a década de 90, mora no Havaí. É a paulista Claudia Ferrari, que estará presente pela primeira vez no evento.

A categoria PCDs, na manhã deste sábado (13), é sinônimo de inclusão e superação e mais uma vez será destaque, com atletas como Renata Bazone (carioca que chegou na Serra ainda criança), campeã de 2024 entre as Deficientes Visuais; a pernambucana Carla Cunha, bicampeã na Amputadas, categoria que terá também a cearense Cristiane Andrade – terceira colocada no ano passado – e a capixaba Letícia de Oliveira Alves – vice-campeã em 2023 e 2024; e, na Mastectomizadas, a cearense Rangéria Amorim, quarta colocada em 2024.

O evento  O projeto idealizado por Neymara surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.

Confira as campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024
Profissional: Sari Ohara (Japão)
Pro Junior: Luna Hardman (Brasil)
Máster: Mariana Nogueira (Brasil)
Categorias especiais:
Deficientes Visuais: Renata Bazone
Mastectomizadas: Cristiana Dantas
Amputadas: Carla Cunha

O Circuito Mundial Feminino tem quatro etapas ao longo do ano (Agadir/Marrocos, Iquique/Chile, Sintra/Portugal e Wahine/Brasil) e distribui total de 220 mil dólares de premiação. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, tem patrocínio principal da ArcelorMittal, com patrocínio máster do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da LIEC, patrocínio da EDP Brasil, com apoio do Grupo Coroa, Jaklayne Joias e Prefeitura de Serra, realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation), com homologação da Confederação Brasileira de Bodyboarding.


Rede Social:

Instagram: @wahinebbpro
@neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho

No ES: Lúcia Marins – luciammarins@gmail.com – 27 99943-8246

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: 
www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports

Foto: Gabriel Lordello / Mosaico