Representante de Santa Catarina, Alejandro Juanuk, conquista o vice-campeonato no Campeonato Sul-Americano de Triathlon

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Foto: Divulgação

Com apenas 15 anos, atleta torna-se o primeiro brasileiro a conquistar o título na categoria Youth, alcançando a melhor colocação da história do país entre atletas de até 17 anos

O triatleta catarinense Alejandro Juanuk, de apenas 15 anos, patrocinado pela pela Mormaii, fez história ao conquistar a segunda colocação no Campeonato Sul-Americano de Triathlon realizado em Santiago, no complexo esportivo de Piedras Rojas, no distrito de Colinas. A prova, que seguiu os padrões da World Triathlon, reuniu mais de 40 atletas da categoria Youth (15 a 17 anos) de 12 países latino-americanos.

Essa foi a primeira vez na história do triathlon brasileiro que um atleta da categoria Youth conquista o vice-campeonato em uma competição sul-americana. Alejandro, com apenas 15 anos, competiu com adversários de até 17 anos e mesmo assim brilhou, alcançando o melhor resultado de um brasileiro na categoria até hoje.

A prova foi marcada por desafios únicos: a altitude de cerca de 900 metros acima da capital chilena, temperaturas que variavam entre 8ºC e 33ºC, e uma estrutura técnica de altíssimo nível. “Me senti como sempre sonhei e sei onde quero chegar”, declarou Alejandro, emocionado após a conquista.

 O desempenho

do jovem triatleta foi impressionante desde a largada. Enfrentou a natação em águas com menos de 17ºC, utilizando um traje especial da Mormaii. Após uma transição eficiente de apenas 45 segundos, saiu em 15º lugar para o ciclismo. Em poucos minutos, assumiu a liderança em um percurso de 10 km com média superior a 40 km/h. “Tudo aconteceu muito rápido, nunca havia pedalado com um grupo tão forte assim, mas consegui mostrar meu potencial”, contou Alejandro.

Na corrida

, manteve um ritmo forte e disputou a liderança até os últimos metros com atletas do Chile e da Argentina, finalizando em segundo lugar. O resultado lhe garantiu uma vaga para o Campeonato Pan-Americano de Triathlon, que será disputado na Colômbia em junho.

Foi muito duro. Corri com meninos muito fortes, liderei em vários momentos, mas no sprint final, o locutor anunciou a vitória do atleta mais preparado naquele instante. Estou muito feliz com a minha colocação e volto com a medalha de prata e consciência do que preciso melhorar para o Pan”, refletiu Alejandro.

Neste fim de semana Alejandro já parte para seu novo desafio na prova que contará com a distância olímpica que acontecerá no Paraguai.

O atleta é patrocinado e tem apoio de diversas marcas com Mormaii, Havan, Grupo Koch, Komprão, FA Colchões, Lojas Unilar, Score Media, Bike Irada, Free Force, Cia da Saúde e a Prefeitura de Garopaba.

 A MORMAII

A Mormaii é a marca brasileira que traduz o espírito do esporte e da liberdade em um lifestyle autêntico. Criada nos anos 70 em Garopaba por Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, revolucionou o mercado ao produzir as primeiras roupas de borracha do Brasil. Desde então, tornou-se sinônimo de inovação, tecnologia e performance.

Presente em diversas modalidades, do surfe ao triathlon, do automobilismo ao jiu-jitsu, a Mormaii oferece produtos e serviços que acompanham quem vive em movimento. Com mais de 60 mil pontos de venda no Brasil e uma rede exclusiva de mais de 80 Studios Mormaii Fitness, reforça sua conexão genuína com o esporte e o bem-estar.

Como marca oficial do Time Brasil e patrocinadora da CBSurf e do surfe brasileiro até 2028, a Mormaii segue impulsionando atletas e entusiastas a irem além, dentro e fora d’água.