100 dias de governo: Administração Municipal apresenta Planejamento Estratégico 2025-2028 e Plataforma Criciúma+

0
11
  • Prestação de contas das ações realizadas nos 100 primeiros dias acontecerá nesta quinta-feira (10)
Criciúma avança para um futuro de desenvolvimento, comprometido com a inovação, sustentabilidade e participação dos cidadãos. Com esse viés, o Governo de Criciúma realizará,  quinta-feira (10), a apresentação dos 100 primeiros dias da nova gestão. Na ocasião, o prefeito Vagner Espíndola e o vice-prefeito Salésio Lima farão a prestação de contas das ações realizadas, além do lançamento do Planejamento Estratégico 2025-2028 e da Plataforma Criciúma+, com dados, indicadores e projetos prioritários para o futuro da cidade. O evento acontecerá no Hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, às 16h.

 

“Esses 100 primeiros dias mostram que Criciúma está no rumo certo. Com trabalho sério, já entregamos ações importantes e agora damos um passo ainda maior com o Planejamento Estratégico 2025-2028. Ele é o nosso mapa para o futuro, guiado por dados, escuta e compromisso com as pessoas. E com a Plataforma Criciúma+, a população poderá acompanhar isso tudo de perto”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Ao todo, serão apresentadas 66 ações iniciadas pela gestão municipal durante os 100 primeiros dias de governo, além de reconhecimentos e premiações recebidas a nível estadual e nacional.

Entre as iniciativas, estão: a aquisição do imóvel do antigo Alvorada Clube para implantação do Centro de Atendimento ao Autista; as ações de fiscalização de motocicletas com escapamento irregular e vans escolares; demolição de casas abandonadas; e ação “Criciúma: quem ama cuida”, com mutirões de limpeza nos bairros.

Planejamento Estratégico 2025-2028

Com o objetivo de nortear as ações dos próximos quatro anos da gestão, o Planejamento Estratégico 2025-2028 será responsável por orientar investimentos, políticas públicas e iniciativas para promover a qualidade de vida da população.

Construído com base em um diagnóstico criterioso, o planejamento possui cinco eixos de desenvolvimento, são eles: desenvolvimento social e vida saudável; desenvolvimento urbano, infraestrutura e mobilidade; desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e sustentabilidade; e desenvolvimento institucional, governança e gestão.

O Planejamento Estratégico representa um passo importante nessa trajetória. Mais do que um documento técnico, ele traduz nossa visão de futuro e será responsável por mapear e guiar nossas ações nos próximos anos, garantindo que cada decisão tomada esteja alinhada com os interesses da população”, explicou o prefeito.

O Planejamento

reúne 260 projetos, sendo 50 prioritários, além de 24 programas. As ideias foram selecionadas pela equipe de secretários e gestores municipais, durante o “Workshop Estratégico de Priorização de Projetos Criciúma 50+”. Segundo o secretário de Governança da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a construção do Planejamento Estratégico incluiu a análise de documentos, estudos e avaliações anteriores, seguindo os seguintes critérios: disponibilidade de recursos; impacto para a população; alinhamento estratégico; urgência e prazo de execução; melhoria de atendimento; sustentabilidade; e impacto ambiental.

A construção do Planejamento Estratégico 2025-2028 foi conduzida de forma estruturada e participativa, alinhando os compromissos do Plano de Governo com práticas modernas de gestão e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cada projeto foi pensado para ser viável, estratégico e com impacto real na vida das pessoas, refletindo os desafios da cidade e as prioridades da nossa gestão”, destacou Pavan.

Plataforma Criciúma+

Para que a população possa acompanhar os projetos desenvolvidos pela Administração Municipal, será lançada quinta-feira (10) a Plataforma Criciúma+. O site será um canal de transparência ativa, reunindo informações sobre os projetos prioritários, metas, cronogramas e indicadores de desemprenho. Os ícones da plataforma serão interativos, onde o cidadão poderá consultar os projetos em tempo real, dentre outras informações sobre a cidade, referentes a competitividade, transparência, indicadores de população e empreendedorismo.