The Ocean Race – Um clássico da vela oceânica mundial, retorna a Auckland em 2027

0
30
Auckland Stopover. The New Zealand Herald In-Port Practice Race. 09 March, 2018

Auckland é a terceira cidade anfitriã anunciada para a edição de 2027 do The Ocean Race, que começará em seu porto de origem, Alicante, Espanha, em janeiro de 2027, e terminará no Mar Vermelho, em Amaala, no início do verão de 2027. Outras cidades-parada serão anunciadas em breve. 

  • A cidade brasileira de Itajai esta na rota de receber a quinta edição da única parada na América da regata volta ao mundo que tem um brasileiro campeão de  uma edição – o medalhista olímpico Torben Grael.

Alicante – Espanha :- The Ocean Race, o esporte  em equipe mais desafiador da vela, retornará a Auckland, Nova Zelândia, para a edição de 2027 da lendária corrida ao redor do mundo.

Internacionalmente conhecida como a ‘Cidade das Velas’, Auckland dará as boas-vindas à corrida novamente em março de 2027, marcando um retorno triunfante para um evento profundamente enraizado na herança marítima da cidade.

A conexão de Auckland com The Ocean Race remonta a cinco décadas atrás, quando a cidade sediou pela primeira vez a Whitbread Round the World Race em 1977-78, a precursora do The Ocean Race.

Desde então, Auckland recebeu os melhores velejadores oceânicos do mundo 10 vezes (em 2006, a parada da Nova Zelândia foi em Wellington), e a parada de 2027 ocorrerá apenas um ano após o 50º aniversário do evento.

Ao longo das décadas, Auckland tornou-se sinônimo de excelência em vela oceânica, com lendas como Sir Peter Blake e Grant Dalton registrando seus nomes nos livros de recordes da corrida.

Mais recentemente, ícones da vela da Nova Zelândia, Peter Burling e Blair Tuke, foram heróis locais na última etapa da Nova Zelândia em 2018, enquanto Daryl Wislang é bicampeão da corrida, também vencendo o The Ocean Race VO65 Sprint em 2023.

O retorno do The Ocean Race reflete seu legado duradouro e celebra a paixão da Nova Zelândia pelo oceano.

“Estamos entusiasmados por trazer The Ocean Race de volta ao seu lar espiritual de Auckland, uma cidade que personifica o espírito de compromisso e resiliência que define a corrida”, disse Richard Brisius, presidente do The Ocean Race. “Enquanto celebramos os muitos velejadores neozelandeses que se tornaram lendas da corrida, também olhamos para o futuro, convidando uma nova geração de velejadores da Nova Zelândia a enfrentar o desafio do The Ocean Race.”

Auckland 2027

A parada de Auckland em 2027 será uma oportunidade para amplificar e compartilhar soluções para proteger e restaurar a saúde do oceano, aproveitando o profundo compromisso da Nova Zelândia com o meio ambiente. O programa educacional do The Ocean Race trabalhará com escolas em toda a Nova Zelândia para aumentar o conhecimento e a apreciação pelo oceano, apoiando o Objetivo 10 do Desafio da Década dos Oceanos das Nações Unidas, que busca restaurar a relação da sociedade com o oceano.

 

O vibrante cais de Auckland receberá a vila de corrida Ocean Live Park, oferecendo aos fãs um emocionante festival de duas semanas celebrando vela, inovação e sustentabilidade, reforçando ainda mais o status de Auckland como Cidade das Velas e destino de classe mundial. Eventos gratuitos e iniciativas no Ocean Live Park envolverão a comunidade, inspirarão ações e demonstrarão o papel vital que o oceano desempenha em nosso clima global.

A Nova Zelândia é uma nação orgulhosa da vela oceânica, e Auckland é conhecida internacionalmente como a ‘Cidade das Velas’. O Governo está investindo até $4 milhões para apoiar o retorno do The Ocean Race a Auckland em 2027. Isso será um impulso para a economia local e tenho certeza de que neozelandeses de todo o país assistirão a este importante evento internacional com grande interesse”, disse o Honorável Simeon Brown, Ministro de Auckland.

A Nova Zelândia sediou a corrida em todos, exceto três, dos últimos 50 anos. É fantástico que este evento internacional esteja de volta para mostrar Auckland e a Nova Zelândia ao mundo.

O The Ocean Race é o teste máximo de resistência para alguns dos melhores velejadores do mundo e seu retorno a Auckland é uma notícia fantástica”, disse o prefeito de Auckland, Wayne Brown. “A Nova Zelândia tem uma história especial com esta grande corrida. A lenda neozelandesa, o falecido Sir Peter Blake, foi a única pessoa a competir nas cinco primeiras edições da então Whitbread Round the World Race, vencendo todas as seis etapas na edição de 1989-1990.

A Cidade das Velas está pronta para vivenciar um grande espetáculo, onde os espectadores poderão admirar essas embarcações extraordinárias de perto, sem mencionar o impulso que o evento dará à economia local. É um sucesso em todos os aspectos.”

Atribuir a etapa exclusiva do Oceano Antártico da corrida a Auckland é uma oportunidade significativa, pois é um marco importante para o The Ocean Race. Nosso objetivo é proporcionar um festival gratuito e inclusivo onde o público possa se aproximar dos iates de alto desempenho e tripulações de vela, desfrutando de uma variedade de atividades e entretenimento ao longo de duas semanas no Viaduct Harbour em março de 2027,” disse William Thomas, Diretor Executivo da 18K Sports, parceiro organizador da etapa Auckland do The Ocean Race.