Robison Coelho e Rubens Angioletti tomam posse como prefeito e vice-prefeito de Itajaí

0
73
O prefeito Robison Coelho e seu vice, Rubens Angioletti, foram empossados em cerimônia na Câmara de Vereadores

 

  • A cidade é única parada na América do Sul da regata internacional The Ocean Race.

O prefeito Robison Coelho e seu vice, Rubens Angioletti, foram empossados em cerimônia na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (01/01), onde ocorreu a transmissão dos cargos. Na sequência, a nova administração pública de Itajaí foi apresentada à sociedade em cerimônia realizada na Prefeitura.

O novo prefeito de Itajaí, Robison Coelho, e o vice-prefeito Rubens Angioletti assumiram oficialmente o comando do município nesta quarta-feira (01/01) para a 35ª legislatura itajaiense. A cerimônia de posse começou às 17 horas no Plenário Vereador Arno Cugner, da Câmara de Vereadores de Itajaí, e foi acompanhada por centenas de pessoas, entre familiares, amigos, integrantes da nova administração pública e a comunidade.

O ato foi conduzido pela vereadora Anna Carolina Cristofolini Martins. Logo após a posse e no intervalo da votação da nova mesa diretora do Legislativo, ocorreu a transmissão dos cargos, realizada pelo ex-vice-prefeito Marcelo Sodré de Souza, que representou Volnei Morastoni no evento, dando início à gestão municipal 2025-2028.

Em seu discurso diante dos convidados e dos vereadores,

o prefeito lembrou da trajetória até chegar ao cargo de chefe do Executivo de uma das mais importantes cidades de Santa Catarina, citou a profecia de seu avô, que dizia que um dia ele seria o prefeito de Itajaí, e reforçou o compromisso assumido com a população, destacando a proposta do plano de governo.

Na área da educação,

o objetivo é transformar a realidade de Itajaí, construindo novas escolas e melhorando os indicadores da qualidade da educação do município, calculados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A cidade mais rica de Santa Catarina tem que ter a melhor educação do estado, enfatizou o prefeito empossado em seu discurso.

“Esse é um desafio que vamos enfrentar. Vamos agir  também em conjunto com a Polícia Militar para garantir a segurança pública na cidade e, principalmente, a proteção de nossas famílias. Temos também a meta de investir R$ 1 bilhão em obras nos próximos quatro anos. Além disso, temos outros desafios, como a reforma tributária e a criação de alternativas econômicas para proteger os empregos e a economia, apostando também no segmento turístico”, reforçou o prefeito.

A federalização do Porto de Itajaí

também foi mencionada no discurso de posse. “É uma decisão do Governo Federal, porém fomos contrários. Defendemos que o porto deve permanecer com o município. Mas precisamos avançar nesta questão. Não podemos ficar apenas no debate. Vou continuar defendendo o porto municipal. O município tem obras importantes para ajudar nesse processo, e também temos que defender os interesses da cidade com relação às áreas não operacionais, aos funcionários e à parte das dívidas que acabaram ficando, para que o Governo Federal assuma tanto a parte boa quanto a ruim do Complexo Portuário”, enfatizou.

Apresentação à comunidade

Depois da posse e da transmissão dos cargos na Câmara de Vereadores, a nova gestão pública recepcionou convidados em uma apresentação à comunidade no átrio da Prefeitura. Cerca de 600 pessoas participaram do evento, que começou às 20h. O prefeito Robison Coelho e o vice-prefeito Rubens Angioletti chegaram ao local recepcionados pela Filarmônica de Itajaí. Após a cerimônia ecumênica, foram apresentados os 24 integrantes da administração, entre secretários, superintendentes de autarquias, fundações e diretores. Foi um momento de integração para dar início à nova gestão municipal, marcando oficialmente o início dos trabalhos da nova administração pública de Itajaí.

“Vamos cumprir os compromissos que assumimos em todas as áreas da nossa cidade. Trabalhar muito, fazer uma gestão eficiente, para que possa sobrar recursos públicos para atendimento à população de Itajaí de maneira geral. Nós temos ações efetivas em todas as áreas da nossa cidade, como a redução das filas nas unidades de saúde”, finalizou o prefeito.

Conheça mais sobre a nova gestão pública de Itajaí

Robison Coelho,

natural de Itajaí e com 46 anos, iniciou sua trajetória política como vereador, sendo eleito em 2017, com mandato até 2020. Ao longo do mandato, destacou-se pela elaboração de projetos de lei voltados para a melhoria da infraestrutura urbana, saúde, educação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico do município.

Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito pela primeira vez, ficando em segundo lugar nas eleições. Em 2024, foi eleito com 63.476 votos, assumindo a 35ª legislatura de Itajaí, que remonta à primeira eleição em 1891. Com a vitória nas urnas, Robison Coelho se torna o 25º político a assumir o cargo de chefe do Executivo municipal.

Antes de ser eleito prefeito, Robison teve uma experiência relevante no governo estadual, onde atuou entre 2023 e 2024 como secretário adjunto e, posteriormente, secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias.

Sua trajetória no Legislativo Municipal, aliada à experiência no Governo do Estado, ao conhecimento técnico e acadêmico e à compreensão da realidade local, proporciona ao novo prefeito uma base sólida para enfrentar os desafios da administração pública. Com foco em soluções inovadoras, Robison busca promover o desenvolvimento sustentável e o progresso de Itajaí nos próximos anos.

O vice-prefeito Rubens Angioletti

tem 53 anos. Ele é o quarto filho de sete irmãos, de uma família itajaiense, e nasceu em Guarulhos, na Grande São Paulo, quando o pai se mudou para a cidade paulista a trabalho. A família retornou para Itajaí quando Angioletti tinha apenas dois anos de idade. Ele sempre morou em bairros da cidade e possui amplo conhecimento sobre os problemas sociais enfrentados pela comunidade.

O vice-prefeito, que agora assume em parceria com Robison Coelho, sempre estudou em escolas públicas. Por precisar trabalhar desde muito cedo, só concluiu o ensino médio no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Ele fez da educação sua principal aposta e, posteriormente, se formou em Jornalismo. Foi na profissão que despertou o desejo de ingressar na política, ao estar em contato direto com os problemas da comunidade e buscar soluções para as questões locais. Em 2017, foi eleito vereador, assumindo o mandato junto com Robison Coelho. Na eleição seguinte, foi reeleito com a maior votação da história do Legislativo de Itajaí. O vice-prefeito continua aprimorando seus estudos e está na metade do curso de Direito.

A nova administração do município toma posse,

dando início à gestão 2025/2028 de uma das maiores cidades de Santa Catarina. Com uma população estimada em 264.054 pessoas, segundo o último censo do IBGE, Itajaí é a quinta cidade mais populosa de Santa Catarina e a primeira em arrecadação do ICMS.

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina (SEF/SC), o município lidera o ranking das cidades catarinenses pelo segundo ano consecutivo, sendo seguido por Joinville e Blumenau. A cidade registrou 8,17% no Índice de Participação dos Municípios (IPM) em relação à arrecadação do imposto estadual referente ao ano de 2023.

A previsão é que o repasse de ICMS em 2025 ultrapasse os R$ 950 milhões. Entre os setores que mais contribuíram para a formação do IPM estão: comércio atacadista em geral, medicamentos e laboratórios, e combustíveis.