O capitão do Team Malizia, Boris Herrmann, iniciou sua segunda Vendée Globe domingo às 13h02 em Les Sables d’Olonne. Depois de navegar pelo famoso canal sob os aplausos de uma multidão entusiasmada, a frota de 40 barcos IMOCA zarpou com ventos muito fracos e em uma regata que os levará ao redor do mundo e através das condições desafiadoras do Oceano Antártico.
Les Sables d’Olonne, França – Que começo incrível – O capitão do Team Malizia, Boris Herrmann, teve um excelente começo em Les Sables d’Olonne ao zarpar a bordo do Malizia -Seaexplorer em sua segunda Vendée Globe.
O velejador solo alemão deu início à corrida de volta ao mundo no final da linha, com um pouco mais de ar e cronometragem impecavelmente controlada domingo, 10 de novembro de 2024, às 13h02 (horário local, 12h02 UTC). Indo mais rápido do que seus outros 39 concorrentes, ele rapidamente ganhou mais de 200 metros sobre eles e liderou a frota nos primeiros vinte minutos da corrida.
Everest dos Mares
Também conhecido como o “Everest dos Mares”, o Vendée Globe é considerado o maior desafio do esporte. A lendária corrida solo, sem escalas, sem assistência e ao redor do mundo está comemorando sua 10ª edição com um número recorde de 40 barcos IMOCA na linha de partida. Apenas 114 velejadores já completaram a regata dos 200 que largaram, e Boris Herrmann fez história em 2021, quando se tornou o primeiro alemão a competir na regata.
“Sinto-me muito bem e estou muito ansioso por ir”, disse Boris Herrmann ao chegar à zona mista esta manhã. “Dormi bem, embora tenha acordado uma hora mais cedo do meu alarme. Então eu me aconcheguei com minha cadela Lilli um pouco, e estou feliz que ela ainda possa me acompanhar no cais enquanto caminho até o barco em alguns minutos. Estou ansioso para ver a equipe antes de atracar e estar a bordo. Estávamos apenas esperando na área da tripulação com alguns outros capitães e gostei de estar perto deles nesses últimos momentos antes de corrermos ao redor do mundo“.
45.000 quilômetros
O percurso cobre 45.000 quilômetros (24.300 milhas náuticas), começando e terminando em Les Sables d’Olonne, França. A frota descerá o Atlântico, contornando a Antártida, passando pelos três icônicos Cabo da Boa Esperança, Cabo Leeuwin e Cabo Horn, antes de retornar ao norte pelo Atlântico, com o objetivo de terminar entre meados e final de janeiro.
UM BARCO IMOCA
Com uma mistura de experiência, milhas náuticas navegadas e um barco IMOCA projetado especificamente para a Vendée Globe 2024-2025, o alemão é considerado pela imprensa e pelos competidores como um dos favoritos na corrida deste ano.
Desde seu notável quinto lugar na última edição, sua vitória na etapa do Oceano Antártico na The Ocean Race no ano passado e seu segundo lugar consecutivo nas duas corridas nesta primavera, seu potencial para garantir um lugar no pódio ou até mesmo vencer a corrida foi amplamente destacado. No entanto, Boris continua humilde e não deixa a pressão chegar até ele, pois enfatiza repetidamente o incrível nível da frota, onde, em sua opinião, 6 a 10 capitães são capazes de vencer ou subir ao pódio. “Um sucesso seria fazer uma boa corrida para mim, em termos de aproveitar o potencial do barco e também o meu, e me divertir também. E então veremos o resultado.”
Pierre Casiraghi,
vice-presidente do Yacht Club de Mônaco e cofundador da Team Malizia, acompanhou seu amigo Boris Herrmann nos últimos dias e a bordo do IMOCA ao longo de todo o canal. Ele comentou: “É fantástico. Este é o culminar de anos de trabalho. Começar uma segunda Vendée Globe significa que conseguimos tornar o projeto confiável. Está tudo pronto. Estamos satisfeitos com a preparação de Boris e com o barco. Para nós, Boris é um dos candidatos ao pódio, mas a Vendée Globe é uma corrida tão longa com tantas variáveis que, acima de tudo, é crucial terminá-la. Continuarei a me comunicar regularmente para apoiá-lo durante toda a corrida.”
PROTEÇÃO DO OCEANO
Além de dar o seu melhor na água, aumentar a conscientização sobre a proteção do oceano e do clima por meio da aventura de velejar é igualmente importante para Boris Herrmann e a equipe Malizia, bem como para seus principais parceiros que apoiam a equipe Uma corrida que devemos vencer – Ação climática agora! “Como em todas as corridas, entregas ou treinamentos que fazemos, tenho o Ocean Pack a bordo.
Este laboratório automatizado mede com muita precisão as concentrações de CO₂ oceânico, dados de temperatura e salinidade. Até agora, reunimos um dos maiores conjuntos de dados acessíveis, que está disponível gratuitamente para os cientistas usarem para entender melhor o papel do oceano no sistema climático.
Esses dados são muito importantes, especialmente no Oceano Antártico, já que as corridas offshore navegam nas áreas mais remotas do mundo, onde quase nenhum outro barco, incluindo navios de pesquisa, vai.
ÚLTIMO ABRAÇO
Depois de um último abraço com sua esposa Birte e despedidas de sua equipe, amigos e parceiros, Boris Herrmann teve uma conversa final com Sua Alteza Real o Príncipe Albert II.O Soberano Monegasco veio ao cais para desejar bons ventos ao capitão do Malizia – Seaexplorer e vê-lo atracar. “Esse aspecto científico e ambiental é importante para proteger os oceanos. Boris e os outros marinheiros envolvidos são embaixadores e jogadores neste esforço formidável”, entusiasmou-se o Príncipe Albert II, que veio a Les Sables-d’Olonne na sexta-feira para assinar um acordo de parceria com a Vendée Globe Foundation, da qual é presidente honorário.
Boris Herrmann também implantará uma bóia deriva, como fez várias vezes nos últimos anos, a fim de ajudar a melhorar a previsão do tempo e o monitoramento das mudanças climáticas.
CANAL DE LES SABLES
Enquanto o Malizia – Seaexplorer passava pelo canal de Les Sables d’Olonne, um momento icônico da corrida Vendée Globe, a tripulação do Team Malizia ficou maravilhada com as centenas de milhares de fãs alinhados ao longo da famosa saída do porto. “Isso é incrível, da última vez foi durante a pandemia, desta vez é tão diferente e o apoio da torcida é inacreditável”, disse Boris Herrmann.
Ele refletiu: “Como equipe, queremos continuar consistentemente o trabalho que começamos. O esporte tem um poder maravilhoso, continua evocando e nos lembrando de emoções positivas. Ele reúne pessoas através de nações, fronteiras e diferentes pontos de vista. Vendo uma multidão tão grande aqui e tantos seguidores internacionais acompanhando esta grande aventura online – eu realmente aprecio o valor da corrida. Então, vamos ver se podemos começar bem aqui e acompanhar a frota.”
“No entanto, parece que vamos demorar mais do que os sete dias habituais para chegar ao Equador”, disse o velejador alemão. “Então, acho que as chances de bater o recorde de 74 dias estabelecido por Armel Le Cléac’h são reduzidas, mesmo que a corrida acelere rapidamente com a previsão da frente em Cabo Finisterra com uma ondulação de três a quatro metros.A decisão para amanhã pode ser navegar dentro ou fora da zona de separação de tráfego (TTS) em Cape Finistere. Lá, o grande desafio será cronometrar as mudanças de vela corretamente e navegar na zona de separação de tráfego, que será fisicamente exigente. Precisaremos atingir os pontos de passagem, e isso pode até significar ir um pouco mais rápido. Isso pode levar a um período particularmente extenuante em alguns dias.”
O verdadeiro desafio da Vendée Globe está na resistência mental necessária para completar esta corrida. “Oitenta dias para navegar ao redor do mundo é muito”, disse Boris Herrmann. “Vou precisar dividi-lo em pequenos estágios para evitar me sentir sobrecarregado. Eu me preparei bem para isso. Sinto-me em harmonia com o barco, mental e tecnicamente pronto.”
A corrida que devemos vencer da equipe Malizia – Ação climática agora! A missão só é possível devido ao forte e duradouro compromisso de seus sete principais parceiros: MSC Mediterranean Shipping Company, Hapag-Lloyd, Schütz, Yacht Club de Mônaco, EFG International, Zurich Group Germany e Kuehne+Nagel. Esses parceiros se unem ao Team Malizia para apoiar sua campanha, cada um deles trabalhando em projetos em seu próprio campo para inovar em torno de soluções climáticas.