CBVela e VDS fazem training camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico

0
51
Velejadores jovens da classe ILCA

Velejadores jovens da classe ILCA treinam em Porto Alegre (RS).

O Veleiros do Sul e a CBVela – Confederação Brasileira de Vela realizam nesta semana o 1º Training Camp do Programa de Desenvolvimento Olímpico. As atividades com velejadores jovens da classe ILCA, antiga Laser, reuniram quase 20 atletas em Porto Alegre (RS).

As primeiras regatas-treino na água foram com mais 15 nós de vento no Guaíba. Depois, a vela jovem participou de um briefing técnico nas dependências do clube com os treinadores e instrutores, que são Andrey Godoy e Gustavo Nascimento. 

O acampamento tem como objetivo treinar a nova geração da modalidade visando os próximos eventos mundiais, principalmente os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

”Mais um trabalho focado na Vela Jovem brasileira, que tem como principal objetivo garantir a renovação. Agradeço a colaboração do Veleiros do Sul e do Comitê Olímpico Brasileiro nessa atividade.”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

O treinamento reúne seis clubes brasileiros fomentadores da vela olímpica: Veleiros do Sul, Clube dos Jangadeiros, Clube Naval Charitas, Clube Internacional de Regatas, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Brasília, Yacht Clube da Bahia e Cabanga Iate Clube.

Os primeiros dias terão foco em exercícios de manobras em contra-vento e popa, além de alinhamentos nas largadas. O training camp vai até o domingo (21).

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Foto: Gustavo Pereira | Boat Creative