Fórmula E corre em Tóquio após etapa eletrizante de São Paulo

0
49
formula e

Corrida nas ruas da capital japonesa será na madrugada deste sábado (30)

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E desembarca na metrópole de Tóquio, no Japão, neste sábado (30), para a quinta etapa da décima temporada. Após a corrida eletrizante em São Paulo (SP), em 16 de março, o evento faz sua estreia na terra do sol nascente. O Tokyo E-Prix de 2024 começará às 15h no horário local, no Brasil será às 3h da madrugada de sexta para sábado.

O desafiador circuito de rua tem 18 curvas e 2.582km e cercará o Tokyo International Exhibition Centre – o maior local do Japão, também conhecido como Tokyo Big Sight – a apenas minutos do centro da capital japonesa.

O Mundial dos Carros Elétricos tem o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) na liderança, seguido de perto por Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). Primeiro colocado, Nick Cassidy abandonou no Brasil, mas ainda tem quatro pontos de vantagem para o alemão da Porsche.

A prova de Tóquio será a centésima da Jaguar TCS Racing na história da F-E. ”Estou muito orgulhoso de fazer parte da história da equipe e estou ansioso por mais corridas juntos. Tóquio é uma corrida muito emocionante para mim. Passei grande parte da minha carreira no Japão e estou pronto para voltar com lembranças fantásticas. Os fãs japoneses são muito apaixonados pelo automobilismo”, contou Nick Cassidy.

O neozelandês, vice-campeão em 2023 da Fórmula E, tem a Tríplice Coroa do automobilismo japonês com os títulos das Fórmula 3 em 2015, Super GT em 2017 e o Campeonato de Super Formula em 2019.

O franco-argentino Sacha Fenestraz (Nissan) e o próprio Nick Cassidy fizeram campanha na Super Formula e na Super GT no país asiático. Sacha Fenestraz também vai correr em casa já que a montadora é japonesa.

“Estou extremamente animado, é claro, fiz grande parte da minha carreira no Japão, então voltar será incrível e mal posso esperar pela corrida. Eu sei o quão incríveis e loucos os fãs japoneses são, então isso tornará ainda mais especial”.

“É a primeira vez que a equipe e a Fórmula E vão para o Japão, então estamos ansiosos para ver todo o incrível apoio nas arquibancadas. Será quase uma corrida em casa para mim, a pista parece muito interessante, então estou animado para correr!”, disse Sacha Fenestraz, que tem o britânico Oliver Rowland como seu companheiro na Nissan.

A corrida japonesa será a 121ª da história da Fórmula E e a 27ª a ser realizada na Ásia. O E-Prix será o 34º local diferente que o circo do Mundial dos Carros Elétricos desembarca.

Vencedor em São Paulo, o britânico Sam Bird é quem obteve o maior número de vitórias na Ásia, com quatro. Relembre a corrida paulistana da Fórmula E aqui.

Nenhum evento de automobilismo mundial sancionado pela FIA jamais foi realizado em Tóquio, com a Fórmula E quebrando novos limites sobre o que é possível mais uma vez.

E mais uma pitada de história: três pilotos japoneses já correram na Fórmula E. Takuma Sato e Sakon Yamamoto na primeira temporada e Kamui Kobayashi na quarta.

Classificação completa dos pilotos — https://tinyurl.com/formulaestandings
1º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 57 pontos
2º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) – 53 pontos
3º – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 39 pontos
4º – Jean-Eric Vergne (DS Penske) – 39 pontos
5º – Jake Dennis (Andretti) – 38 pontos
Classificação das equipes – https://tinyurl.com/equipesformulae
1º – Jaguar TCS Racing – 96 pontos
2º – TAG Heuer Porsche – 61 pontos
3º – DS Penske – 57 pontos
4º – NEOM McLaren – 55 pontos
5º – Andretti – 47 pontos

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Foto: Formula E