Fórmula E: Sam Bird destaca força da McLaren no Brasil

0
39
sam-bird-formulae

Britânico Sam Bird conquistou a vitória no E-Prix paulista deste sábado (16) repetindo feitos de Senna e Fittipaldi

A vitória de Sam Bird (NEOM McLaren) no E-Prix de São Paulo (SP), na quarta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, ainda repercute. Em entrevista coletiva para a mídia internacional, o piloto britânico disse que o resultado de sábado (16) foi um dos mais importantes da carreira por ser o primeiro da equipe de Woking na categoria dos elétricos.

E mais: Sam Bird resgatou a paixão do brasileiro pela escuderia, que esteve presente nos três títulos mundiais de Ayrton Senna na Fórmula 1 e o bicampeonato de Emerson Fittipaldi na mesma F1, que completa 50 anos em 2024.

O resultado no Sambódromo do Anhembi foi obtido na penúltima curva, quando Sam Bird  superou o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) após 34 voltas de E-Prix. A corrida de Fórmula E teve mais de 200 ultrapassagens.

”A McLaren ganhando no Brasil é uma grande coisa, ser capaz de fazer isso foi muito especial. Foi ainda mais especial, porque nós tínhamos o Emerson Fittipaldi por lá. Eu não sei como pode ser mais icônico para nós da McLaren e para mim vencer no Brasil. Foi um momento muito especial, um que eu vou guardar para sempre”, contou Sam Bird, que tem o carro McLaren 720S Coupé como um de seus prediletos.

Sam Bird esteve, antes da corrida em São Paulo (SP), na sede da escuderia no país e viu de perto todo o simbolismo que a McLaren carrega no Brasil. A pintura de Senna foi o ponto alto daquela visita e deu sorte no E-Prix.

”Isso simboliza a McLaren, isso simboliza o Ayrton. E aí tem tantos momentos que ele foi capaz de fazer, especialmente em Interlagos”.

Um dos mais experientes da Fórmula E, Sam Bird se transferiu para a equipe inglesa nesta temporada, que é a décima do Mundial dos carros elétricos. O piloto tem 116 E-Prix disputados, 12 vitórias e 27 pódios, além de seis pole positions.

Sam Bird tornou-se o segundo vencedor mais velho da Fórmula E, tendo vencido com 37 anos e 67 dias. O brasileiro Lucas di Grassi conquistou sua vitória mais recente aos 37 anos e 354 dias.

É atualmente o sexto colocado na categoria, que tem o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) líder com 57 pontos. O mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team) soma 2 pontos e o paulista Lucas di Grassi (ABT Cupra) ainda não pontuou.

”Eu estou feliz, obviamente. Mas eu estou mais feliz com todas essas pessoas atrás de mim que fazem parte da equipe. A McLaren, no ano passado, não teve a temporada que eles queriam, foi um pouco mais desafiador e nós nos colocamos alguns objetivos neste ano”.

”Um deles foi ganhar mais pódios do que eles fizeram no ano passado. E eu senti que era um objetivo realista. Eu não esperava vencer muito este ano, mas isso mostra o progresso que nós fizemos durante os últimos quatro ou cinco meses de trabalho juntos”, concluiu Sam Bird, que só está atrás do recorde de vitórias na F-E atrás de Sebastien Buemi e Lucas di Grassi, com 13 cada.

A equipe inglesa NEOM McLaren ficou em oitavo lugar em 2023 com 88 pontos. Sam Bird tem como companheiro o britânico Jake Hughes.

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será em Tóquio, no Japão, em 30 de março. A competição dos carros elétricos está em sua décima temporada. A competição ainda terá provas em Misano (Itália), Mônaco, Berlim (Alemanha), Xangai (China), Portland (EUA) e Londres (Inglaterra).

Resultados do E-Prix de São Paulo – https://tinyurl.com/resultsSP
1º – Sam Bird (NEOM McLaren)
2º – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
3º – Oliver Rowland (Nissan)
4º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche)
5º – Jake Dennis (Andretti)
13º – Lucas di Grassi (ABT Cupra)
16º – Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team)

Classificação completa dos pilotos — https://tinyurl.com/formulaestandings
1º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 57 pontos
2º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) – 53 pontos
3º – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 39 pontos
4º – Jean-Eric Vergne (DS Penske) – 39 pontos
5º – Jake Dennis (Andretti) – 38 pontos
Classificação das equipes – https://tinyurl.com/equipesformulae
1º – Jaguar TCS Racing – 96 pontos
2º – TAG Heuer Porsche – 61 pontos
3º – DS Penske – 57 pontos
4º – NEOM McLaren – 55 pontos
5º – Andretti – 47 pontos

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Foto: Formula E