Organizadoras já planejam próxima Regata Bracuhy

0
43

Sexta edição reuniu 700 velejadores e 130 embarcações, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

A 6ª edição da Regata Bracuhy encerrou no último domingo (17) e a organização feita por quatro mulheres já planeja a prova de 2025, que será no mesmo local e no mês de março, ainda sem data definida.

Com um dia inteiro de regata, as inscrições para Bracuhy foram esgotadas antes do prazo final e teve lista de espera. O evento recebeu 700 velejadores e 130 embarcações, com atletas de diversas idades, estados do Brasil e até da Argentina.

Mesmo com o sucesso e crescimento, as organizadoras Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Teresa Zanetti já trabalham com foco em 2025 quando ocorre a 7º edição. A regata que é disputada desde 2027 está em crescimento desde sua primeira prova e é apontada como uma das maiores do país, juntamente com a Semana de Vela de Ilhabela e a Santos-Rio.

Segundo Chris Amaral, a sensação é que a Regata está no caminho certo de unir os velejadores de diversas regiões. Mas o trabalho está apenas no começo. ”Estamos cumprindo o objetivo de unir as tribos da vela de todas idades. A vela brasileira está crescendo e se renovando. Vemos os velejadores felizes, se empenhando para ter uma boa performance na raia! Mas também se divertindo, afinal, o que temos em comum é o vento que nos move”.

Os próximos passos já começaram, segundo as organizadoras! ”Essa semana é de avaliação da regata, analisar o que podemos melhorar, apresentar o retorno aos nossos patrocinadores e apoiadores. Fora isso vamos fazer séries dos melhores momentos da regata, dos bastidores, cada detalhe da raia, as festas e confraternização de todas as tripulações. A ideia é mostrar o envolvimento de todos na regata, trazer e compatibilizar conhecimento técnico e partir daí seguirmos para o projeto da próxima edição”, finalizou.

O primeiro barco a cruzar a 6ª edição da Regata Bracuhy foi o Asbar 6, que levou o prêmio de Fita Azul. Confira todos os resultados no site oficial da competição: https://regatabracuhy.com.br/resultados-2024.

Sobre a Regata Bracuhy

Em 2017, um grupo de velejadores do Bracuhy se juntou para organizar uma regata, de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. Logo de cara, a organização conseguiu juntar quase 70 veleiros e mais de 300 tripulantes na 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica. E desde então o evento não parou de crescer.

A 5ª Regata, em 2023, reuniu mais de 120 veleiros e 630 tripulantes, sendo que quase 700 pessoas celebraram uma grande festa nas Ruínas do Engenho Bracuhy.

Esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos e amantes da vela!

Foto: Caio Souza | On Board Sports