Segmento pet no Arnold Sports Festival South America

0
53

A indústria voltada para os animais de estimação, que fatura mais de 40 bilhões de reais anuais no país e que lança um novo olhar para o bem-estar familiar, é uma das grandes novidades da edição 2024 do evento. É fato: muitas famílias brasileiras têm pets como membros.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existem mais de 167,6 milhões de pets no país, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos.

Diante dessa inusitada configuração familiar brasileira multiespécies, que tem impacto na economia, turbinando os negócios, o Arnold Sports Festival South America, evento multiesportivo, também com foco em bem-estar e fitness, criou um espaço voltado para o segmento pet.

O encontro, organizado pela Savaget Group, que será realizado entre os dias 5 e 7 de abril, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo (SP), contará com o Villa Health Pet, local em que a indústria voltada para os cuidados com os animais de estimação poderá expor produtos e marcas.

Mais: que todos aqueles que trabalham com bem-estar pet, como veterinários, poderão adquirir novos conhecimentos. Um time de peso de mais de 20 especialistas do setor foi convocado para palestrar em congresso do segmento, que abordará diferentes temas afins. Por exemplo: fisiologia do envelhecimento, terapia da longevidade, alimentação cetogênica, oncologia integrativa, medicina quântica e infocêuticos, saúde mental e uso da toxina botulínica em animais.

Segundo Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget, a Villa Health Pet será uma das grandes novidades dos dez anos de Arnold. “Essa é uma das provas de que fazemos um evento voltado para toda a família brasileira e não apenas para pessoas interessadas em esporte”, diz ela. “Sem contar que não podemos mais virar as costas para o fato de que um animal de estimação está relacionado ao conceito de bem-estar familiar. Mesmo porque a saúde dele importa para os tutores e ele ajuda os humanos a viverem melhor. Para se ter ideia, existem estudos que mostram que a convivência com um pet colabora no enfrentamento de doenças com depressão e hipertensão”.

Números do setor

O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, passando à frente de setores relacionados a utilidades domésticas e automação industrial. Em 2022, segundo a Abinpet, o faturamento do setor, que conta com cerca de 280 mil empresas afins, foi de 41,9 bilhões de reais. Um dos serviços que mais cresceram foi o de banho e tosa. De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), foram abertas mais de 18 mil empresas com essa finalidade só no primeiro semestre de 2022.

As possibilidades desse mercado, porém, são infinitas, mostrando um tendência cada vez mais humanizada de cuidar dos pets. Refeições naturais, creches, spas, empresas de festas e até pet sitter (babá de pet) são exemplos de novos serviços que surgem no segmento, movimentando essa indústria que não para de crescer e que ocupará espaço especial no Arnold Sports Festival 2024.

Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país.

O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde.