Martine e Kahena treinam em preparação para o Campeonato Mundial

0
92

Bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze estão na Espanha para um período importante de treinamentos com foco no Campeonato Mundial de 49erFX, que acontecerá no local entre os dias 4 e 10 de março e servirá de esquenta para os Jogos de Paris 2024.

A competição reunirá a elite da classe 49erFX, motivo que anima as brasileiras em busca da evolução constante. As condições do lugar, que atrai diversos velejadores devido ao seu isolamento e segurança, permitem um trabalho eficaz de ajustes.

“Chegamos bem animadas aqui em Lanzarote, que será nossa casa temporária pelos próximos dois meses. Quase toda a flotilha já está aqui treinando, e as condições climáticas são aquelas bem clássicas, com bom vento, boas ondas, sol e calor”, afirmou Kahena.

As velejadoras asseguraram a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em novembro do ano passado, durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Em seguida, fizeram uma sessão de treinos em Búzios, em dezembro. Agora, as atletas e sua equipe técnica trabalham para ajustar detalhes para tornar o barco cada vez mais competitivo contra as melhores equipes do mundo.

“A Espanha será um ótimo lugar para testarmos os equipamentos que temos e nos preparar para o Campeonato Mundial”, acrescentou Martine.

Martine e Kahena aceitaram o desafio de encarar a terceira campanha olímpica juntas, em busca do tri inédito na vela brasileira. Neste ciclo olímpico, elas lidam com o desafio de se adaptar às mudanças nos equipamentos da classe e se manter no mais alto nível, diante de uma concorrência cada vez mais forte.

Para isso, contam com uma equipe de ponta, composta por referências na vela internacional. O espanhol Pepe Lis e a brasileira Martha Rocha são os treinadores. A dupla tem o suporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para toda sua preparação.